Sustentabilidade

Veganismo antirracista: receitas baratas e acessíveis por Luciene santos, a Sapa Vegana

por: Redação Hypeness

Patrocinado por:
Notice: Undefined index: facebook_titulo in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/single.php on line 90

Luciene Santos, conhecida como @sapavegana, no Instagram e no Twitter, divide vivências dentro do veganismo antirracista junto a receitas simples e acessíveis nas redes sociais. Com quase 100 mil seguidores no Instagram e quase 40 mil no Twitter, a jovem de 25 anos é estudante de Direito e defende que não é possível pensar veganismo sem recorte de raça e classe.

“Se o vegano que você acompanha fala que todos os seres humanos são privilegiados, ruins, e apenas os animais merecem nossa preocupação e cuidado, fique esperto e procure discursos mais coerentes”, tuitou a paulista do bairro do Jaraguá, localizado na periferia de São Paulo, em setembro de 2020.

– 10 ativistas veganas, negras e brasileiras para seguir e se inspirar

Vegana desde 2018, Luciene compartilha conteúdos capazes de provar que não é preciso ser rico para deixar de consumir alimentos de origem animal. Por meio de fotos cotidianas de compras na feira, pratos com descrições de ingredientes utilizados e sugestões de receitas baratas, a influenciadora afrovegana mostra que é possível, sim, ter um estilo de vida sustentável — e sem pesar no bolso.

– Vegano Periférico: perfil no Instagram mostra que dá para ser vegano gastando pouco

– ‘Veganos Pobres Brasil’ compartilha receitas de baixo custo sem ingredientes de origem animal

Veja algumas das receitas veganas compartilhadas por Luciene Santos nas redes sociais:

Geladinho de Amendoim Torrado

Ingredientes

2 xícaras de amendoim (sem pele)
4 xícaras de água
3/4 xícara de açúcar

Modo de preparo

Torrar o amendoim na panela ou forno, bater no liquidificador com a água e açúcar. Pode adicionar baunilha, canela em pó ou cacau em pó. Depois, é só colocar no saquinho e congelar. Rende 18 geladinhos.

Almôndegas de Lentilha com Molho de Tomate Caseiro

Receita das Almôndegas

Deixe a lentilha de molho por pelo menos oito horas. Lave, escorra a água e bata os grãos crus no liquidificador, não precisa triturar todos. Pode bater com cebola e alho, e depois colocar numa vasilha. Acrescente sal, chimichurri e curry. Mexa, faça as bolinhas e frite ou asse. Também pode congelar para fritar ou assar depois.

O passo a passo da receita está disponível nos stories em destaque de Luciene.

Receita do Molho

Ingredientes

Gengibre (opcional)
Pimentão (opcional)
1kg de tomate
Fio de oléo
Alho
Sal
Temperos

Modo de preparo

Separe um ou dois tomates e pique em pedaços pequenos. Corte o restante em quatro partes e bata no liquidificador com os demais ingredientes. Leve ao fogo e misture com os tomates picados. Deixe no fogo até ficar no ponto, bem vermelho. O molho você também pode congelar.

Bolo simples vegano

Ingredientes

2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de fermento
1 xícara de água
1/2 xícara de óleo vegetal (Luciene usa o de soja)

Modo de preparo

Misture a farinha e o açúcar, acrescente a água e o óleo e mexa por aproximadamente três minutos. Coloque o fermento e mexa pouco e com cuidado.

Você também pode colocar uma colher de sopa de vinagre no mesmo momento do fermento, para ficar ainda mais fofo.

Unte a forma e deixe no forno pré-aquecido por aproximadamente 45 minutos a 180°C.

Para untar a forma, Luciene usa óleo de soja e farinha de trigo.

A receitas deste bolo e as de bolos de fubá, goiabada, chocolate com resíduo de coco, amendoim, maracujá e coco estão no destaque “Bolo” do Insta @sapavegana.

Hambúrguer de berinjela

Modo de preparo 

Corte a berinjela e deixe de molho em uma vasilha com água e uma colher de sopa de vinagre por 15 minutos. Frite cebola e alho, acrescente a berinjela, sal e temperos (Luciene colocou páprica defumada e tempero baiano). Mexa por aproximadamente três minutos. Acrescente um pouco de água, mexa, tampe e aguarde alguns minutos. Quanto mais sequinha ficar a berinjela, melhor.

Deixe esfriar, bata no liquidificador, leve a uma vasilha, acrescente um pouco de farinha de trigo, o suficiente para dar liga, molde e frite.

A receitas do hambúrguer de berinjela está nos reels de Luciene, no Instagram.

Molho de couve-flor

Cozinhe a couve-flor, escorra, mas guarde a água do cozimento. Bata a couve-flor no liquidicador com um pouco da água do cozimento, coloque a água aos poucos, até ficar no ponto desejado. Em uma panela acrescente alho e um fio de óleo vegetal, deixe dourar, depois acrescente o molho, sal e os temperos de sua preferência. Mexa, aguarde alguns minutos e está pronto.

Creme de mandioquinha com couve manteiga

Cozinhe a mandioquinha na panela de pressão, bata no liquidificador com um pouco da água do cozimento, coloque a água aos poucos. Refogue a cebola com óleo de soja, acrescente o creme, sal e temperos. Mexa. Coloque a couve-flor, manteiga e mexa um pouco mais. Depois, desligue o fogo e aprecie.

Publicidade

Fotos: Reprodução Instagram/@sapavegana


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
2 a cada 5 espécies de plantas no mundo estão em risco de extinção