Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A antropóloga Jade Alcântara Lobo fez uma importante thread no Twitter sobre a visão do veganismo no Brasil. A cientista social relembrou costumes afro-indígenas brasileiros e desconstruiu a tese de que a alimentação tradicional brasileira não está conectada com práticas veganas. Para a pesquisadora, o movimento vegan, que é, infelizmente, majoritariamente branco, esquece das raízes coloniais de boa parte da alimentação livre de sofrimento.
Domínio das plantações e ausência de criação de animais eram a lógica da subsistência alimentar indígena pré-colonial
Mestra em antropologia pela Universidade Federal da Bahia e doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina, a pesquisadora relembra a alimentação baseada em plantas, advindas de ancestralidades distantes da lógica urbana e capitalista:
O veganismo brasileiro cria um falso sentimento de novidade. Aqui no interior da Bahia existe há décadas moqueca de banana, de mamão verde, chuchu, de carne de caju, refogado de cactos… Outro dia fiz carne de jaca e vovó riu “já comi tanto com farinha…”
— Jade Alcântara Lôbo (@jadealobo) October 5, 2020
– Pequenas escolhas que mudam o mundo: a importância do veganismo para o planeta
Não há uma crítica ao antropoceno, a branquitude muito menos ao projeto colonial responsável pela relação atual dos humanos com a terra e os outros animais. É necessário colocar o ponto nos “i”, nomear o capitalismo branco e aprender com os povos de trajetória.
— Jade Alcântara Lôbo (@jadealobo) October 5, 2020
Uma alimentação repleta de plantas e com praticamente zero sofrimento animal é compatível com formas de existências indígenas. Apesar de diversos povos terem culturalmente o consumo de carnes, a criação de animais sob a lógica que conhecemos atualmente é fruto do capitalismo e foi trazida pelos brancos para o país. Existem, inclusive, diversos estudos que mostram que algumas comunidades indígenas nunca conseguiram criar animais no modelo dos fazendeiros.
Moquequinha de banana da terra: sério, que delícia.
Ainda que a existência do consumo de carne ocorra em comunidades indígenas, as cosmogonias diversas dos povos originários são essenciais para a fundação da nossa alimentação: o domínio do cultivo do feijão e do milho, alimentos que povoam as mesas brasileiras dia após dia, são resultados de anos e anos dos povos indígenas. Dá uma olhada só nessa thread que explica como a comida mineira é, na verdade, a comida indígena:
O mito da Mineiridade e a tentativa constante de apagamento da identidade indígena em Minas Gerais🔺 pic.twitter.com/ddwnSoNw4i
— 🦇⚰️Jé Hãmãgãy🎃👻 (@indiadeiphone) December 15, 2019
Pamonha, milho cozido/assado, curau, fubá, farinha de milho, angu, mingau, bolo de milho, broa, buré, pirão… Dá pra falar o dia todo e não acaba. Receitas adaptadas de indígenas, seja pelas mãos de brancos ou negros. Mas já nos eram conhecidas+ pic.twitter.com/aesVvJVJi5
— 🦇⚰️Jé Hãmãgãy🎃👻 (@indiadeiphone) December 15, 2019
– Felipe Neto defende veganismo e vídeo bate 1 milhão de visualizações
Vale lembrar que os indígenas são os principais combatentes na luta contra o avanço da indústria do gado no nosso país; ela é a principal responsável pelo papel central que a carne adotou em nossa alimentação, é a principal responsável pelo desmatamento nosso país e deve ser considerada a inimiga principal do veganismo.
Repensar nossa alimentação a partir de uma visão anti-colonial pode ser um caminho para reduzir os impactos da indústria da carne, é um caminho mais justo para o planeta, é uma alternativa de rememorar o legado dos nossos povos originários e dos nossos ancestrais e é um combate ao imperialismo, que, ao seu modo, dominou o nosso prato.
Publicidade
O Réveillon dos famosos está na mira da fiscalização ambiental. Oásis de celebridades neste fim de ano, a...
É diante da crise que as empresas tendem a se reinventar, como ocorreu com a Pocheco, uma fábrica de envelopes...
A Ovomaltine anunciou que finalmente a sua linha de achocolatado 'Flocos Crocantes' é vegana. Um dos...
O entupimento de bueiros por lixo é um dos grandes problemas das cidades brasileiras, e resulta nas nada agradáveis...
Um escritório de advocacia britânico acionou a Justiça do Equador para mover uma ação em nome do urso-de-óculos,...
Você sabe o que tem nos sucos de caixinha? Acha que eles são mais saudáveis que refrigerantes? Acredite, você e sua...
Depois de investir em um app de entrega de maconha medicinal e lançar um livro "que pode ser fumado", Snoop Dogg...
As imagens parecem até mesmo saídas do filme Senhor dos Anéis, mas elas foram feitas baseadas em construções bem...
A atriz e ativista Jane Fonda anunciou um novo comitê de ação política (PAC) para se opor aos políticos que apoiam...