Diversidade

A história da 1ª parlamentar muçulmana e não-binária eleita nos EUA

por: Redação Hypeness

Aos 27 anos, Mauree Turner se tornou a primeira parlamentar estadual não-binária eleita nos Estados Unidos. Escolhida para ocupar um assento na Câmara de Oklahoma nas eleições de 2020, a ativista também é a primeira congressista muçulmana na história do estado.

De acordo com informações do Huffpost Brasil, Turner derrotou a candidata republicana Kelly Barlean para representar o Distrito 88. Segundo resultados não oficiais do Conselho Eleitoral do Estado de Oklahoma, ela recebeu 71% dos votos da região.

– As fotógrafas queers e não binárias que estão revolucionando o mundo da moda

Liberdades civis 

Diretora Regional de Campo da Campaign for Smart Justice (Campanha por Justiça Inteligente, em tradução livre) — uma iniciativa da ACLU (American Civil Liberties Union ou União Americana pelas Liberdades Civis) com foco na reforma da justiça criminal —, Mauree Turner luta pela manutenção dos direitos e das liberdades civis para todos que entram nos Estados Unidos.

– Modelo não-binária ensina tolerância a um pai confuso e texto viraliza

Nascida e criada com uma educação muçulmana e batista, a (em breve) parlamentar cresceu acreditando no poder e no dever que tinha para mudar o mundo para melhor.

Mauree também trabalhou com a NAACP (National Association for the Advancement of Colored People ou Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor, em tradução livre) de Oklahoma e em uma série de grupos liderados por estudantes que trabalham e pesquisam as interseções da justiça racial, dos direitos LGBTQ +, da liberdade religiosa e dos direitos reprodutivos.

Por meio do trabalho com essas organizações, ela pesquisou a história do sistema de justiça criminal e as consequências dos processos relacionados às comunidades de cor, especialmente os que dizem respeito às mulheres negras.

Muito elogiada pelos esforços em manter comunicação direta com a população, Mauree defende a representatividade de pessoas mais jovens no poder público.

“Nunca houve um momento mais importante para a próxima geração se ver em nosso governo. Nunca houve um momento mais importante para quem está mais próximo dos problemas do nosso estado estruturar as soluções”, diz o site da parlamentar.

“Estou correndo para lutar pela reforma da justiça criminal, acesso à saúde e à educação públicas. Não apenas em ano eleitoral, mas todos os dias.”

Mauree Turner, a nova parlamentar não-binária e muçulmana eleita nos Estados Unidos

Mauree Turner, a nova parlamentar não-binária e muçulmana eleita nos Estados Unidos

Publicidade

Foto: Reprodução Instagram/@maureeturnerok


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Mãe de Miguel, Mirtes vai cursar direito para honrar memória de filho morto ao cair de 9º andar