Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
As reivindicações do movimento de mulheres no Brasil foram fundamentais para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) na Constituição de 1988. É isso o que explica a repórter Marcella Fernandes, em reportagem do “Huffpost Brasil“. Segundo o texto, demandas presentes na Carta das Mulheres Brasileiras aos Constituintes, entregue em 1987, contribuíram substancialmente para a fundação de um modelo de “serviços públicos de saúde coletiva e assistência médica integrados”.
“A demanda por saúde era muito forte no movimento de mulheres no Brasil. Os grandes grupos feministas tinham como centro questões associadas à saúde, à contracepção, planejamento familiar”, diz a médica Ana Maria Costa, responsável pelo Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) e fundadora do Grupo Temático Gênero e Saúde da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), em entrevista ao “Huffpost Brasil”.
– ‘Black Lives Matter’: As três mulheres negras por trás do movimento contra o racismo
Nomes das remetentes da Carta das Mulheres Brasileiras aos Constituintes, entregue em 1987
Já no artigo “Participação social na conquista das políticas de saúde para mulheres no Brasil”, a autora Ana Maria Costa conta que a Sociedade Civil de Bem-Estar Familiar no Brasil (BEMFAM) — uma organização financiada por capital externo e criada em 1965 para auxiliar com o planejamento familiar no Brasil — era uma das instituições que, na época, realizava a distribuição de métodos contraceptivos “sem critérios” e “sem monitoramento clínico” das pacientes.
“Tinha denúncias de esterilização em massa de mulheres, uso de DIU sem consentimento, toda uma medicalização do corpo feminino que a gente começou a dar visibilidade”, diz Costa.
– Saúde mental e democracia: a importância de defender o SUS começa pela mente
Assim, a partir de 1975, vários grupos de mulheres passaram a se organizar em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belo Horizonte e, aos poucos, o caminho rumo a uma política nacional que pensa a saúde da mulher de forma integrada começou a ser traçado.
Antes do SUS, o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher mudou noções do atendimento médico de mulheres
″É justamente a guinada para uma visão da saúde da mulher mais ampla do que gestar e parir, que era um pouco como os serviços de saúde viam as mulheres”, continua Costa.
De acordo com a reportagem, a ideia de integralidade — um dos pilares do SUS junto com a universalidade e a participação social — surgiu no PAISM, programa criado por Ana Maria Costa.
– De Merkel à Marielle, livro conta as histórias das mulheres da política para adolescentes
“É a primeira vez que a gente fala de integralidade. Somos nós mulheres que dizemos ‘não queremos ser atendidas de forma fragmentada’. Queremos ser atendidas como sujeitos complexos, que reproduzimos, trabalhamos, sofremos doença crônicas, temos questões de saúde mental”, diz a médica.
“O PAISM antecede o SUS e acompanha a história que cria o SUS”, completa Costa.
Segundo a sanitarista, “o movimento de mulheres sempre esteve envolvido nessa luta por garantir o direito à saúde” , e “a implementação do SUS foi uma bandeira travada não apenas pelo movimento sanitarista, mas também pelas mulheres, pelos trabalhadores.”
Reivindicações específicas da Carta sobre saúde, educação e cultura
Publicidade
Internado em Goiânia, João de Deus é alvo de nova denúncia do Ministério Público (MP-GO) por crimes sexuais. De...
O Ministério Público (MP) do Distrito Federal está com vagas abertas para um curso que coloca em dúvida o combate a...
Depois de anunciar o diagnóstico de coronavírus, a ativista Luisa Mell fez um desabafo aos fãs na noite desta...
Mais um desdobramento no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes. Maxwell Simões...
A Feira Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano reuniu em uma de suas mesas de debate o filósofo e...
O incentivador bolsonarista Luciano Hang, 58 anos , o 'Véio da Havan', está com covid-19 . Segundo informações...
Com 47 milhões de seguidores no Instagram, a modelo estadunidense Bella Hadid decidiu abrir o jogo em um post sobre...
Não é só o Brasil que está polarizado e vendo o debate público se perder em meio a discussões que dificilmente...
Você viu aqui no Hypeness o caso de Marina Izidora Morais. A vendedora foi arrastada por 100 metros por um carro de...