Inspiração

Antes de se tornar segundo-cavalheiro dos EUA, marido de Kamala Harris foi advogado em famoso processo envolvendo Chihuahua

13 • 11 • 2020 às 18:49 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Com a confirmação da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais nos EUA, Kamala Harris tornou-se a primeira mulher eleita vice-presidente no país – e a primeira pessoa negra a ocupar tal cargo. Junto com tal conquista, o marido de Harris, Douglas Emhoff, também irá quebrar barreiras, ao naturalmente se tornar o primeiro  segundo-cavalheiro nos Estados Unidos.

Advogado e sócio da empresa DLA Piper, onde atua principalmente em Los Angeles e Washington, essa não é, no entanto, a primeira vez que Emhoff ganhou a atenção da mídia: no início dos anos 2000 e trabalhando para outra empresa, ele foi o advogado em um processo contra a gigante da fast food Taco Bell – por conta do uso da imagem de um “Chihuahua louco”.

Douglas Emhoff e Kamala Harris 

Tudo começou quando a Taco Bell lançou, em 1998, a campanha “Yo Quiero Taco Bell”. Estrelada por um cãozinho da raça Chihuahua com o olhar vidrado, a campanha de grande sucesso foi desenvolvida pela agência TBWA – e animal se tornou um fenômeno, aparecendo em videoclipes, filmes e tendo sua miniatura vendida nos mais de 6 mil restaurantes da marca.

A campanha durou até o ano 2000, quando o animal desapareceu das divulgações e produtos da empresa – mas foi então que o problema começou.

Imagem da campanha © Divulgação

Uma outra empresa, de Michigan, processou o restaurante alegando que a campanha utilizava o personagem “Psycho Chihuahua”, criado por eles – e ganhou.

Quando a Taco Bell foi obrigada a pagar nada menos que 42 milhões de dólares, a empresa tentou transferir essa conta para a agência TBWA, e foi então que Douglas Emhoff entrou em cena. Ainda advogando para a firma Venable, ele defendeu a agência até 2009, quando enfim a justiça decidiu que somente a Taco Bell teria de pagar a indenização.

Gidget, o cãozinho que estrelou a campanha

Em 2017 o marido de Kamala Harris fundou sua própria firma – e em 2021 ele se tornará o primeiro segundo-cavalheiro dos EUA.

O casal após o debate entre os candidatos a vice-presidência nos EUA

Publicidade

© fotos: Getty Images/Divulgação


Canais Especiais Hypeness