Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se problemas de comunicação existem no relacionamento entre dois seres humanos que falam o mesmo idioma, imagine entre um animal e uma pessoa. Se você tem um gato (ou qualquer animal de estimação) em casa, sabe do que estamos falando: às vezes é complicado saber o que o seu bichinho de estimação deseja. Mas o ano é 2020 e talvez já exista uma solução para esse problema: o MeowTalk, um aplicativo desenvolvido para “traduzir” miados felinos em palavras que humanos compreendam.
– Família descobre que seu gato tinha vida dupla em outra casa, com outro nome e donos
MeowTalk: aplicativo criado por ex-engenheiro da Amazon sabe ‘traduzir’ o seu gatinho.
O app foi criado por Javier Sanchez, um ex-engenheiro da Amazon que ajudou no desenvolvimento da Alexa, a assistente eletrônica da empresa de Jeff Bezos. Atualmente, ele atua como gerente de projeto em uma empresa de tecnologia chamada Akvelon.
“Por 10 anos, eu sabia que havia dados e ciência por trás da ideia de que os gatos têm um vocabulário”, conta o americano, em entrevista ao site “Bored Panda”. “Eu sabia que poderíamos fazer um aplicativo e mais especificamente um SmartCollar para transformar miados de gato em fala humana. Eu sabia, com minha experiência de trabalho na Alexa, que a tecnologia estava lá para traduzir miados de gato únicos em palavras e intenções gerais.”
– Gato abandonado leva desconhecida a mercado, pede comida e é adotado
Aplicativo MeowTalk ajuda a decifrar os desejos do seu gato.
O MeowTalk consegue decifrar os desejos do gato com a utilização de inteligência artificial associadas a aprendizado de máquina. Ele assimila nove possíveis intenções do animal e permite que o dono do bichinho grave os miados para ajustar as configurações quando ele achar que o aplicativo não fez a devida associação. A ferramenta foi desenvolvida com uma equipe formada por dois desenvolvedores, um cientista de dados e uma especialista em vocalização de gatos ao longo de cinco meses.
A descrição do app explica que essas nove intenções identificadas pelo app representam o humor e os estados mentais do gato, mas isso não exclui as variações de vocabulário de animal para animal. “Você pode treinar o aplicativo MeowTalk para aprender o vocabulário único de miados do seu gato, dizendo ao aplicativo o que cada miado significa quando seu gato o faz. Quando você dá ao aplicativo de cinco a 10 exemplos de um miado específico para seu gato (por exemplo, ‘comida’, ‘me deixe sair’), o aplicativo pode começar a reconhecer aquele miado quando o ouvir.”
É possível alterar as definições do app para adequá-lo ao miado do seu gato.
– Este app de realidade virtual permite que você veja um gato por dentro
“O MeowTalk está tentando resolver um problema muito difícil com tecnologias mais simples. Com a fala humana, você já sabe quais são as palavras e a gramática que afetam o problema. Mas com miados de gato, você não tem ideia de quais miados significam quais intenções. Portanto, é necessário um conjunto diferente de ferramentas para resolver esse problema”, conclui Sanchez.
O aplicativo está disponível para ser usado no Brasil na Play Store.
Publicidade
Se voltássemos no tempo e víssemos quanto a nossa vida mudou por conta dos smartphones, poucas pessoas acreditariam...
A Embraer está desenvolvendo um carro voador elétrico através do seu braço EmbraerX. A gigante da tecnologia...
Desenvolvida pela empresa AirPop, uma nova máscara promete monitorar a respiração, a qualidade do ar e a eficácia...
Por meio do mapa interativo “Ancient Globe” é possível rastrear como qualquer cidade do mundo se movimentou com...
A Comissão Federal das Comunicações (FCC, em inglês) dos Estados Unidos decidiu nesta quinta-feira (14) que a...
Um dispositivo do tamanho de uma caixa de fósforos mudou a vida de Sarah, uma voluntária de 36 anos que se ofereceu...
Muitas iniciativas individuais já buscam soluções para a recuperação da Mata Atlântica. É o caso do Insituto...
Antes dos celulares e aplicativos as pessoas viviam normalmente sem grandes crises, mas hoje em dia ninguém mais...
As constantes mudanças no formato dos conectores nos carregadores dos aparelhos da Apple representam não somente uma...