Tecnologia

Artista canadense usa leitor de ondas cerebrais para tocar sintetizador analógico

por: Redação Hypeness

A artista canadense Angie C usou um leitor de ondas cerebrais para tocar o famoso sintetizador analógico Tonto com a própria mente. Isso mesmo: os pensamentos dela guiaram os sons produzidos pelo aparelho. As gravações foram feitas no National Music Centre, em Calgary, no Canadá, como parte de uma experiência científica. 

Soluço em bebês está ligado ao desenvolvimento do cérebro, aponta estudo

O sintetizador conhecido como Tonto é famoso na indústria da música.

Tonto é o nome dado para o equipamento chamado “The Original New Timbral Orchestra”, criado por Malcolm Cecil e Roberto Margouleff em 1968. Se você é fã de Stevie Wonder, deve ao Tonto um agradecimento: graças a ele que álbuns como “Music Of My Mind”, “Talking Book” e “Innervisions” saíram como saíram. 

Agora, Angie Coombes, nome verdadeiro da artista, usou fones de ouvido que captaram seus pensamentos para, por meio de um computador, eles serem convertidos em voltagem antes de serem “traduzidos” como um parâmetro do sintetizador. 

Técnico de som tem viagem de LSD ao consertar sintetizador dos anos 1960

Angie C usa o equipamento responsável por ler suas ondas cerebrais e interpretá-las no Tonto.

Nós conseguimos criar uma voltagem que percorreu o Tonto para manipular o reverb, a oscilação de frequência do grave e os cortes de ressonância”, afirmou a cantora. Ela contou que, quando pensou em uma chama roxa descendo por seu corpo, conseguiu diminuir o volume por meio do Tonto. 

Segundo ela, é a primeira vez que uma tecnologia tão avançada é utilizada em associação com um sintetizador analógico. “É uma inovação mundial”, diz. 

Universidade cria dispositivo capaz de reproduzir quase todos os sabores de comida

Esta não é a primeira vez que Angie usa ondas cerebrais para criar algo. Em 2016, ela projetou um vestido com luzes de LED que se iluminavam de acordo com os pensamentos para a MakeFashion Wearable Technology Gala. 

A cantora canadense ama tecnologia e o uso dela dentro da música.

Publicidade

Destaques: National Music Centre Calgary / Foto 1: Chad Schroter-Gillespie / Foto 2: National Music Centre Calgary / Foto 3: Angie C / Press Photo


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Pocahonas’ e ‘Mulan’: inteligência artifical transforma desenhos clássicos em pessoas ‘reais’