Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se no passado o grande Franz Krajcberg, pintor e escultor polonês-brasileiro, denunciou as queimadas por todo o Brasil utilizando materiais da destruição, como madeiras carbonizadas de queimadas ilegais, em suas obras, hoje o artista e ambientalista inglês John Sabraw segue os passos de Krajcberg, explorando o que chama de ‘ecoconsciência’ para criar sua arte.
No lugar do carvão das queimadas, porém, os pigmentos que Sabraw utiliza em sua pintura são derivados de substâncias tóxicas e poluentes geradas em minas de carvão desativadas – Sabraw, portanto, essencialmente pinta com a poluição.
John Sabraw com o engenheiro Guy Riefler ao fundo
O trabalho de desenvolvimento dos pigmentos a partir desses materiais poluentes é feito por Sabraw em parceria com o engenheiro Guy Riefler, da Universidade de Ohio.
Metais pesados depositados na água a partir das minas, como o minério de ferro, formam uma espécie de lama colorida e brilhante a partir de reações químicas que é especialmente tóxica ao meio-ambiente, e a parceria entre o engenheiro e o artista conseguiu retirar essa ‘lama’ da água e extrair pigmentos de tais metais.
Controlando o nível dos metais na água antes deles subirem à superfície e entrarem em contato com o ar permite que Riefler desenvolva cores variadas que, após secas, são utilizadas como base para as pinturas a óleo de Sabraw.
Acima, Sabraw trabalhando nas águas; abaixo, a tinta sendo fabricada
Além dos pigmentos, o compromisso ecológico de Sabraw no desenvolvimento de sua arte se estende também à superfície – pintando sobre tecidos reciclados, madeiras reaproveitadas e outros materiais semelhantes.
Se o processo de retirada de minério de ferro, por exemplo, e realizado pela dupla, junto de voluntários, ainda em pequena escala, a ideia é desenvolver um equipamento capaz de realizar tal trabalho em escala industrial – capaz de realmente limpar rios inteiros, e ainda transformar a sujeira das minas de carvão em arte.
“Vivemos uma era crítica”, disse Sabraw, para o site Inhabitat.”Não resta mais tempo para decidirmos que queremos trabalhar para criar de forma consciente e contundente um futuro sustentável para os seres humanos nesse planeta”.
Publicidade
Muito legal o projeto “RE_VINYL”, do designer Pavel Sidorenko, que transforma em relógios de parede LPs de vinil....
O fotógrafo Martin Klimas criou um ensaio fotográfico onde derruba lindos bonecos de cerâmica no chão capturando...
Ficar em casa, reforçar a vacina e se abastecer de cultura. Com o aumento de casos de Covid-19, muitos eventos...
Fica bem claro o papel social da arte, que consegue agregar os moradores de uma comunidade para, em conjunto,...
Enquanto que muitos ilustradores colocam suas artes dentro de livros, Mike Stilkey prefere usá-los como tela....
Na semana que batemos 60 dias de quarentena, uma sequencia de lives muito especiais e lançamentos musicais deliciosos....
A Netflix está apostando forte para agradar os fãs brasileiros e para isso confirmou a presença no Brasil do elenco...
O que é aquilo lá no céu? É um pássaro? Um avião? Não! É o Neo de 'Matrix'! Quase 20 anos depois do lançamento...
Você sabia que cerca de 600 pessoas vivem em buracos da rede de esgoto de Bucareste, na Romênia? E que lugares...