Arte

Artista pinta mulheres negras com cabelo de verdade e forma quadros super criativos

por: Yuri Ferreira


Você conhece o trabalho de Tyler Clark? Ela é uma artista estadunidense que tem ganhado notoriedade por seus quadros de mulheres negras com cabelo de verdade. As obras buscam valorizar a beleza afro e têm crescido em popularidade recentemente.

– Pinturas de Ayéola Moore retratam universo de mulheres negras latinas

Tyler usa cabelo de verdade para criar obras incríveis

Tranças soltas, embutidas, fulanis, bantu knots e muitos cachos compõem as obras de Tyler. Ela, como mulher negra, decidiu que usaria seus conhecimentos sobre o próprio cabelo e aplicar isso na arte, mesmo que nunca tivesse visto esse tipo de incorporação.

Trabalho de Tyler mescla diversos tipos de cabelo que formam criação única

“Eu queria que meu trabalho fosse diferente e eu nunca havia visto o cabelo na arte anteriormente. Decidi ultrapassar todos os limites do que eu havia visto até então e tentar algo novo. Eu amo cabelo (e tenho muito, risos), e por isso sempre foi importante saber como cuidar dele e dar forma a ele. Essa estilo é um jeito de combinar o cabelo com a arte”, afirmou.

– Regina King arrasa como 1ª diretora negra com filme no ‘Festival de Veneza’

Tyler cria uma arte descolonizadora que valoriza a beleza das mulheres negras

Moradora de Chicago, nos EUA, Tyler Clark é uma ativista antirracista nos EUA e participou das recentes manifestações contra a violência policial no país. Para ela, sua arte também atravessa o antirracismo:

– Artista substitui homens e mulheres brancos por mulheres negras em obras de arte clássicas

“Como uma mulher negra com um cabelo bastante crespo, existe uma jornada de descoberta do amor próprio que está relacionada com seu cabelo. “Eu usei químicos por anos para tentar alisar meu cabelo porque não achava a beleza nos meus cachos. Sempre me pareceu muito trabalho. Agora que eu completei a transição e abracei meus cachos, quero ajudar outras mulheres a fazerem o mesmo”, completa.

A elegância das obras de Tyler é usada pra valorizar as mulheres negras

Se você deseja financiar o trabalho de Tyler, acesse esse link aqui. Mesmo com o dólar caro, tem alguns produtos acessíveis, a partir de US$10 pra você. 

E confira o trabalho dela no Instagram:

 

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.


X
Próxima notícia Hypeness:
Nicette Bruno, vítima de covid-19, ganha homenagem da família no dia em que completaria 88 anos