Arte

Árvore danificada vira escultura em que a Terra parece pedir socorro

por: Redação Hypeness

Aquilo que transforma em ruína, na mão de um artista pode se transformar no justo instrumento de transformação – e se a serra elétrica é um símbolo da destruição de árvores, é essa a ferramenta que o artista britânico Simon O’Rourke utiliza para a mais completa transformação: de uma árvore condenada em uma belíssima obra de arte. Intitulada A Mão Gigante de Vyrnwy – nome da região no País de Gales onde a escultura está – o trabalho utilizou como “matéria-prima” aquela que antes era a mais alta árvore de todo o Reino Unido.

A árvore, uma conífera da espécie Douglas Fir, tinha 124 anos e mais de 63 metros de altura quando foi atingida e mortalmente danificada por um raio durante uma temporada recente. Seu corte, portanto, tornou-se inevitável, e foi quando viu os 15 metros de madeira que restaram depois que O’Rourke decidiu realizar o trabalho, que foi comissionado pelo governo local – a fim de justamente manter aquele marco como um ponto de visita e impacto, como um memorial para árvore que se foi. “Eu comecei a pesquisar a área e descobri que a parte onde a árvore estava era conhecida como ‘As Gigantes de Vyrnwy’. Isso me fez decidir por esculpir essa imensa mão, simbolizando os gigantes, e uma última tentativa da árvore de alcançar o céu”, comentou o artista.

O trabalhou levou seis dias de trabalho intensos, e foi preciso incluir pedaços a mais de madeira para esculpir o dedão e o dedo mínimo, visto que a árvore não era larga o suficiente. Quando a escultura ficou pronta, O’Rourke utilizou óleo de tungue para a selagem afinal, que não agride a natureza.

O artista também é ilustrador, mas ficou de fato conhecido por seus incrível trabalhos com a serra, tornando pedaços de madeira nas mais impressionantes esculturas. Naturalmente, no entanto, que o trabalho com a árvore teve sentido especial – e ganhou contornos simbólicos, como se a própria terra pedisse ajuda. “Eu amei trabalhar na escultura da mão, me lembrou como somos pequenos comparados com alguns dos organismos vivos nesse planeta”, disse. “No fim, foi uma lição de humildade”.

 

 

 

 

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype em casa: Feira Preta, SIM SP e Path com programação potente e virtual