Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Apesar de tantas manifestações insufladas por casos de racismo como o que provocou a morte de João Alberto, assassinado de forma bárbara com socos e pontapés pelos seguranças do Carrefour Giovane Gaspar da Silva e Magno Braz Borges na última sexta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra, situações de preconceito contra pessoas negras se repetem com frequência.
Quando não se chega ao ponto assassinar, o racismo ainda constrange, xinga e humilha. O último fato que veio a público foram postagens feitas no Instagram por Drussyla Costa, uma das principais jogadoras de vôlei do Brasil e que além da seleção, defende o Sesc-RJ/Flamengo.
Olha o vídeo da Drussyla pic.twitter.com/dcVQtNsMOf
— Bruno Santos (@bruwes) November 24, 2020
Drussyla postou uma série de vídeos para mostrar que, enquanto ela, a irmã e a mãe, todas pretas, faziam compras em uma unidade das Lojas Americanas no Rio de Janeiro, eram frequentemente acompanhadas por seguranças da loja.
“Toda vez que eu venho nas Lojas Americanas é esse inferno. O segurança já passou por mim umas três vezes. Ele fica me seguindo. Essa palhaçada, esse preconceito, só porque eu sou preta. Estou com minha família aqui, todo mundo é preto. É isso, é assim que a gente vive nesse ‘brasilzão’. Toda vez é esse inferno”, disse.
Drussyla foi perseguida por seguranças nas Lojas Americanas
– Carrefour se desculpa por guarda-sol para cobrir corpo de homem morto e manter loja aberta
Já no carro após as compras, Drussyla desabafou dizendo que. “ele [segurança] está fazendo o trabalho dele. Ele tem que, realmente, prestar atenção nas pessoas que entram, e tal, mas ficou no meu pé e no pé da minha família. E não é de hoje. Minha irmã vai lá e é a mesma pessoa, que faz as mesmas coisas… Seguindo, seguindo e seguindo. O problema não é fazer o trabalho dele, ele está certo. É a forma que ele faz o trabalho dele. Triste. Essa é a realidade que a gente vive”, opinou.
Procurada pelo UOL para comentar o caso, as Lojas Americanas declarou apenas que “o respeito está na base da sua cultura e que repudia todo e qualquer ato de discriminação”.
O caso tem repercutido na internet:
A Drussyla no instagram mostrando a realidade de ir numa loja com a família e o segurança ficar no pé o tempo todo, tem gente que ainda anula tudo o que ela diz só por conta de um voto…..
— Mari (@indycues) November 24, 2020
vendo os stories da drussyla sendo vítima de racismo, sendo seguida pelos seguranças em uma loja por ser preta e to simplesmente PUTA.
— naclara (@lira_anac) November 24, 2020
Meu Deus o vídeo da drussyla nas lojas americanas
Nada de novo
Drussyla você é maravilhosa
— Show da fé (@ZHUTlNG) November 24, 2020
O segurança seguindo a Drussyla nas lojas Americanas. Olha, que país de merda viu?!.
— Li do Puxadinho ❤ (@liviamelody) November 23, 2020
Drussyla Costa começou a carreira no vôlei de praia – onde conquistou o vicecampeonato no mundial sub-21, em 2012. Depois migrou para a quadra, passando por todas as seleções de base.
Drussyla é uma das principais ateltas do vôlei brasileiro
Após uma boa temporada no Sesc, em 2019, Drussyla seria uma das principais peças do técnico José Roberto Guimarães na seleção brasileira naquele ano, mas precisou pedir dispensa por lesão.
Publicidade
O governo Bolsonaro conseguiu colocar em pauta o PL 191/2020, que permite a exploração de minério em áreas...
Apesar das inúmeras tentativas para limitar os avanços do movimento feminista, precisamos concordar que ele se...
Spike Lee, um dos maiores diretores de cinema de todos os tempos, se pronunciou contra o governo Bolsonaro durante uma...
O colégio Anglo, um dos mais tradicionais de São Paulo, foi obrigado pela Justiça a recontratar a professora...
Uma estudante que se prepara para o ENEM está movendo um processo contra as Casas Bahia após receber um pedaço de...
O incêndio que arruinou o acervo do Museu Nacional, na zona norte do Rio de Janeiro, abriu espaço para reflexões...
O racismo é capaz de destruir as bases de qualquer possibilidade de igualdade, civilidade, justiça e paz – mas não...
Viver no Brasil é ter certeza de que o que já é ruim pode sempre piorar – e se não bastasse as orientações...
Machistas não passarão - e nem comerão. Não no restaurante em Porto Velho, que não tolerou a atitude de um cliente...