Inspiração

Bailarina com Alzheimer ouve ‘Lago dos Cisnes’ e relembra coreografia em vídeo emocionante

09 • 11 • 2020 às 16:33
Atualizada em 10 • 11 • 2020 às 18:35
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

Martha C. González foi a bailarina principal do Balé de Nova York nos anos 60. Mais de 50 anos depois, acometida por diversos problemas de saúde e em especial o mal de Alzheimer, a ex-dançarina se lembrou dos movimentos que costumava fazer nas apresentações do incrível ‘Lago dos Cisnes’, do compositor russo Tchaikovsky.

– Avô com Alzheimer decora e canta música para neto: ‘Não estou sabendo lidar

Marta C. González foi a principal bailarina do balé de Nova York e mesmo com Alzheimer se lembrou dos movimentos de Tchaikovsky

Em um vídeo absolutamente sensível publicado pela ONG Música para Despertar, associação espanhola que acredita no poder da música para o tratamento de Alzheimer, é possível ver Marta, em uma cadeira de rodas, emulando os movimentos da dança que fazia nos palcos.

– Ele construiu uma bicicleta adaptada para pedalar com a esposa que tem Alzheimer

A bailarina faleceu em 2019, mas o conteúdo só veio à tona anos depois. Entretanto, ele ainda é capaz de emocionar e mostrar que mesmo na situação de dor causada pelo mal de Alzheimer, ainda podem existir momentos de alegria.

Diversos estudos apontam que playlists pensadas pessoalmente para pacientes com Alzheimer podem resultar em uma redução de 60% na dependência de medicação para tratamento. Outros dados mostram que música pode reduzir o sofrimento por conta da perda de memória, mas também outras condições físicas.

– Esta senhora com alzheimer descobrindo sua idade é apenas maravilhosa

As imagens foram compartilhadas e ganharam grande notoriedade após o ator espanhol Antonio Banderas postar o incrível vídeo em suas redes socias:

Hace 53 años fue bailarina del Ballet de Nueva York. La música de Tchaicovsky logró burlar su Alzheimer. Hace ya un año…

Publicado por Antonio Banderas em Domingo, 8 de novembro de 2020

Publicidade

Fotos: Reprodução/Musica Para Despertar


Canais Especiais Hypeness