Sustentabilidade

Baleias encantam com nado nas proximidades de praia de SC; veja fotos

17 • 11 • 2020 às 17:58
Atualizada em 17 • 11 • 2020 às 17:58
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

Em um registro raro e histórico, pesquisadores marítimos avistaram baleias-de-bryde nadando nas proximidades da praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, região sul do estado de Santa Catarina. Capturados em fotos e vídeos de drones, os animais marinhos deram um show na costa catarinense e renderam imagens incríveis aos pesquisadores.

– Pescadores trabalham para salvar baleia encalhada em praia de Santa Catarina

Baleias de bryde comumente aparecem no litoral brasileiro, mas há poucos registros do animal na costa catarinense

Primeiro registro do animal em vídeo

A organização responsável pelo registro foi o projeto ProFranca, que procura entender melhor a vida marítima da região. O monitoramento marítima da costa acontece desde os anos 80 e o primeiro registro das baleias-de-bryde aconteceu em 2006. Porém, apenas 14 anos depois os pesquisadores conseguiram captar registros em foto e vídeo dos mamíferos.

– Mortes de baleias e golfinhos em Santa Catarina preocupa cientistas

“Em novembro, o registro de baleias-de-bryde na costa é comum. Elas vêm para cá atrás de alimento, principalmente a anchova. Mas essa é a primeira vez que conseguimos registrar esse comportamento de alimentação. Uma coisa que nos surpreendeu é que as baleias estavam a poucos metros da praia, na zona de rebentação”, explica Eduardo Renault, gerente de pesquisa do projeto ProFranca, ao G1.

Com mais ou menos 15 metros de comprimento e peso máximo registrado de 26 toneladas, a espécie é uma das poucas no mundo das baleias que não está com risco de extinção considerado por especialistas, mas há poucos dados sobre o animal no mundo. No Brasil, estes mamíferos aparecem com maior frequência nas regiões Sudeste e Sul, como em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, e em Laguna, também em Santa Catarina.

– Baleia tem cauda arrancada em SC e polícia investiga envolvimento de pescadores

Confira o vídeo raro dessas baleias dando um show na costa de Imbituba, no sul do país:

Publicidade

Fotos: Divulgação/ProFranca


Canais Especiais Hypeness