Design

Barco em formato de ziper “abre” os mares enquanto navega

19 • 11 • 2020 às 15:18 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Se na fábula bíblica Moisés abriu o Mar Vermelho, o designer japonês Yasuhiro Suziki decidiu tornar a metáfora quase literal, ao criar um barco no formato de um imenso zíper. O resultado é ao mesmo tempo intrigante e hilário: conforme o barco-ziper de Suziki cruza as águas e deixa o rastro de espuma pelo movimento, a imagem que se cria é mesmo como se o barco – ou melhor, o zíper – estivesse “abrindo” o mar. Segundo o designer, a criação nasceu da observação: vendo um barco cruzando a baia de Tóquio, ele notou a semelhança com um zíper abrindo, e decidiu criar uma representação “real” do que sua imaginação enxergou.

Intitulado Zipper Fastener Ship, o barco foi apresentado por Suziki como parte da Designart Tokio 2020, evento de design que acontece anualmente na capital japonesa.

Com 9 metros de comprimento, ele foi apresentado como elemento central de uma instalação intitulada “Opening the River”, ou Abrindo o Rio, em tradução livre – na qual o barco cruzou o Rio Sumida entre os dias 31 de outubro e 08 de novembro.

“Se você olhar o movimento suave do Rio Sumida, você notará as águas oscilantes que mudam sua forma com as ondas que os barcos provocam na superfície da água que reflete os céus. Conforme o ‘Fastener Ship’ navega, nós ressaltamos e transmitimos as várias expressões da água que surgem ao nosso redor”, diz o artista, na página do evento.

 

 

Publicidade

© fotos: divulgação


Canais Especiais Hypeness