Design

Barco em formato de ziper “abre” os mares enquanto navega

por: Vitor Paiva

Se na fábula bíblica Moisés abriu o Mar Vermelho, o designer japonês Yasuhiro Suziki decidiu tornar a metáfora quase literal, ao criar um barco no formato de um imenso zíper. O resultado é ao mesmo tempo intrigante e hilário: conforme o barco-ziper de Suziki cruza as águas e deixa o rastro de espuma pelo movimento, a imagem que se cria é mesmo como se o barco – ou melhor, o zíper – estivesse “abrindo” o mar. Segundo o designer, a criação nasceu da observação: vendo um barco cruzando a baia de Tóquio, ele notou a semelhança com um zíper abrindo, e decidiu criar uma representação “real” do que sua imaginação enxergou.

Intitulado Zipper Fastener Ship, o barco foi apresentado por Suziki como parte da Designart Tokio 2020, evento de design que acontece anualmente na capital japonesa.

Com 9 metros de comprimento, ele foi apresentado como elemento central de uma instalação intitulada “Opening the River”, ou Abrindo o Rio, em tradução livre – na qual o barco cruzou o Rio Sumida entre os dias 31 de outubro e 08 de novembro.

“Se você olhar o movimento suave do Rio Sumida, você notará as águas oscilantes que mudam sua forma com as ondas que os barcos provocam na superfície da água que reflete os céus. Conforme o ‘Fastener Ship’ navega, nós ressaltamos e transmitimos as várias expressões da água que surgem ao nosso redor”, diz o artista, na página do evento.

 

 

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Feira Mundial de Nova York de 1939-40 previu o futuro e ajudou a moldar nosso ‘hoje’