Ciência

Cães e gatos não transmitem Covid-19, diz veterinário brasileiro de universidade dos EUA

por: Redação Hypeness

De acordo com Hélio Autran de Morais, professor titular do Departamento de Ciências Clínicas e diretor do hospital veterinário da Universidade do Oregon, nos Estados Unidos, cães e gatos podem ser infectados pelo coronavírus, mas não são capazes de transmitir a Covid-19. Em reportagem do jornal O Globo, o veterinário brasileiro tranquilizou donos de pets: “não devem entrar em pânico”.

À frente da revisão científica publicada na revista “Frontiers in Veterinary Science” sobre os efeitos do coronavírus Sars-CoV-2 em animais — a maior até o momento —, Morais alerta, contudo, que outros animais podem se tornar reservatórios do vírus, incluindo um tipo específico de hamster.

– Verdades e mentiras sobre os animais e o coronavírus

Veterinário brasileiro, Hélio Autran de Morais é diretor do hospital veterinário da Universidade do Oregon / Foto: Acervo pessoal

O caso mais recente de propagação do novo coronavírus em animais que também podem transmitir a doença para humanos se deu com visons, uma espécie similar a lontras e doninhas. A descoberta levou a Dinamarca a anunciar o extermínio dos 17 milhões de exemplares do animal no país.

– Coronavírus deixou ratos mais agressivos; entenda o que está acontecendo

Já em cães e gatos, Morais explica que o vírus se reproduz muito pouco. “Os pets devem ser tratados como se fossem membros da família e, se há alguém infectado, essa pessoa também deve se manter isolada deles [dos animais]“, diz o pesquisador, em entrevista a “O Globo”. “Mas essa é uma precaução, não um motivo de pânico.”

“Há poucos estudos, mas se estima que 15% dos cães infectados e 25% dos gatos desenvolvem anticorpos. Os outros, nem isso”, continua Morais. “Os cães não manifestam sinais, e há casos de nove gatos estudados, todos com doença leve.”

“Há quatro relatos de morte no mundo todo, dois gatos e dois cães, mas nenhum desses casos mostrou que a Covid-19 foi a causa. Esses animais tinham Covid-19, mas não morreram de Covid-19, e sim de outras doenças.”

Donos de cães e gatos não precisam ter pânico: esses animais não transmitem o coronavírus para humanos

Publicidade

Foto 1: Crédito na imagem / Foto 2: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Os deslumbrantes vestígios laranja neon de uma estrela morta capturados pela NASA