Sustentabilidade

Cataflix: série no YouTube mostra que os catadores têm muito a nos ensinar

por: Redação Hypeness

A realidade e a vida dos catadores de materiais recicláveis do Brasil são o tema de um novo programa disponibilizado no YouTube, o “Cataflix”. A iniciativa é da Nestlé em parceria com o movimento Pimp My Carroça, uma organização não governamental que, desde 2012, luta pelo reconhecimento social e econômico dos catadores. A primeira temporada estreou na última sexta-feira (30) e terá cinco episódios que serão publicados quinzenalmente. 

ONG desenvolve carroça e triciclos elétricos para catadores de recicláveis

A série é apresentada por catadores de São Paulo. Entre eles, está Anne Barbosa, de 28 anos, e que trabalha como catadora de recicláveis há três, ao lado do marido, Lucas, de 23. Os dois costumam acordar às 5h da manhã para começarem o dia de trabalho e não voltam para casa antes das 19h. 

Foi muito gratificante ter sido escolhida para essa oportunidade de falar sobre a vida dos catadores em um programa que é voltado não só para nós, catadores, como para todas as pessoas que têm interesse em saber sobre como é a vida na nossa profissão”, contou Anne, em entrevista ao Hypeness

Pizzaria de SP doa R$ 1 por pizza para Pimp My Carroça em ação de Dia da Pizza

Essa série é extremamente importante porque a maioria das pessoas não está conectada com o mundo da reciclagem, com a visão do que a gente passa nas ruas. Ela humaniza e dignifica o trabalho do catador. É um grande aprendizado e vai ensinar muito para as pessoas que às vezes não têm acesso a esse tipo de informação”, avalia. 

Além de falar sobre a realidade dos catadores, o “Cataflix” também apoia a arte de rua: em cada episódio o cenário do programa terá obras feitas por um grafiteiro convidado diferente. 

Ideia brasileira, ‘Tinder da reciclagem’ ganha prêmio de parceira da Unesco

A catadora Anne é uma das apresentadoras do ‘Cataflix’, ao lado do catador Carlos.

Veja um resumo das temáticas de cada capítulo:

Episódio 1 (30/10)
Importância dos catadores
No episódio de estreia, o Cataflix traça um panorama geral sobre as dificuldades e as belezas do trabalho dos catadores. A importância da sociedade remunerar os catadores pelo serviço prestado, o valor de alguns dos principais materiais coletados, a trajetória do Pimp My Carroça e do seu app, o Cataki, são alguns dos temas abordados — sempre com o mesmo pano de fundo: o orgulho que as catadoras e catadores sentem do seu trabalho.    

Episódio 2 (13/11)
Covid
Como os catadores podem se proteger do covid? Essa é a pergunta que o episódio 2 vai responder. Spoiler: a responsabilidade também é dos geradores de resíduo. 

Episódio 3 (27/11)
História dos catadores no Brasil e no mundo
Na Grécia Antiga já tinha lixão! Hoje os catadores são encontrados em praticamente todos os países do mundo e na maioria das cidades do Brasil. Mas nem sempre foi assim. Como toda profissão, o ofício dos catadores tem uma origem. No caso deles, essa origem data de muitos séculos atrás e sua trajetória acompanha e reflete algumas das principais transformações da Humanidade ao decorrer de sua História. O episódio 3 é uma viagem no tempo pela trajetória dessa profissão tão essencial quanto ignorada.    

Episódio 4 (11/12)
Destinação correta dos resíduos
A separação e a destinação correta dos resíduos é o tema do episódio 4. Os catadores – ninguém melhor que eles – contam qual a melhor forma pro gerador de resíduo separar e destinar os materiais de sua casa. Depois que você consumiu um produto, aquela embalagem não desaparece: ela segue existindo e, se você fizer sua parte, ainda irá gerar renda para o trabalhador da reciclagem.  

Episódio 5 (18/12)
Saúde dos catadores
A tração humana de carroças está longe de ser o modelo ideal — mas é o modelo mais comum hoje em dia. Pensando na redução de danos, o último episódio da temporada 01 do Cataflix traz dicas práticas pro profissional da reciclagem manter a saúde em dia mesmo diante das dificuldades e dos riscos da coleta na rua.  

Publicidade

Fotos: Pimp My Carroça/Cataflix


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Emergência climática revela cadáveres ‘enterrados’ em geleiras