Ciência

Cientistas divulgam descoberta de nova variante do coronavírus na Europa

por: Redação Hypeness

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Basel, na Suíça, em parceria com cientistas da Universidade de Valência, na Espanha, confirmou o surgimento de variante do novo coronavírus, surgida provavelmente no início do verão europeu. Intitulada 20A.EU1, estima-se que essa variação já se espalhou por doze ou mais países do continente, mas não há ainda confirmação de que o aumento de casos na Europa esteja ligado à variante descoberta – que também pode ter sido encontrada na Rússia.

A pesquisa afirma que 40% dos infectados na Espanha desde julho estavam com a 20A.EU1 e, embora em outros países o quadro fosse menor até meados de julho, em seguida o a tendência se confirmou fora do território espanhol. Países como Suíça, Irlanda, Noruega, Letônia, França, Holanda e o Reino Unido também apresentam cenário em que 40% a 70% dos novos doentes estariam infectados por essa mutação. Além dos da Universidade de Basel e de Valência, também conduziram o trabalho pesquisadores do Instituto Suíço de Bioinformática, do ETH Zürich em Basel, e do Centro de Pesquisa Biomédica em Epidemiologia e Rede de Saúde Pública, em Madri.

Profissional de saúde realiza exame de Covid-19 em Madri

A notícia não quer dizer, no entanto, que a 20A.EU1 seja uma variação mais forte ou mais transmissível do novo coronavírus, e as singularidades dessa mutação, assim como seu impacto na saúde humana, seu poder de infecção e o efeito sobre o cenário da atual pandemia ainda precisam ser estudados. A pesquisa foi publicada na revista MedRXiv no último dia 28 de outubro, mas ainda não foi revisada por pares – etapa na qual cientistas em outras publicações avaliam a qualidade da pesquisa realizada.

Mulher caminha de máscara pelas ruas de St. Gallen, na Suíça

Publicidade

© fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Os deslumbrantes vestígios laranja neon de uma estrela morta capturados pela NASA