Sustentabilidade

Como drones vão plantar mais de 100 mil árvores por dia e 1 bi até 2028

por: Redação Hypeness

A startup canadense Flash Forest está investindo em uma tecnologia para acelerar o plantio de árvores no mundo. Com a ajuda de drones, a empresa estabeleceu a ousada meta de plantar um bilhão de árvores até 2028. O trabalho deve começar em um região afetada por queimadas ao norte de Toronto.

Meio ambiente pode ser ainda mais ameaçado com florestas artificiais; entenda

O drone sobrevoa uma região afetada por queimadas para jogar sementes.

Para se ter uma ideia, uma pessoa comum consegue plantar cerca de 11 mil árvores por semana. Os drones são capazes de fazer muito mais do que isso e plantar 100 mil árvores diariamente. Impressionante, não?

Essa é uma meta muito ambiciosa, mas os organizadores do projeto estimam que 40 mil árvores sejam cultivadas  na região de Toronto. A partir daí, a Flash Forest planeja ir além das fronteiras do país. A empresa atua neste setor desde 2019. 

Há tanto CO2 na atmosfera que plantar árvores já não pode nos salvar

Acredito que os drones são absolutamente necessários para alcançarmos as metas que temos de sequestro de carbono. Eles têm potencial para plantar 10 vezes mais rápido que os humanos”, diz Angelique Ahlstrom, gerente de estratégias da Flash Forest. 

A capacidade de plantação de um drone é de mais de 10 vezes aquillo que uma pessoa normal consegue fazer.

O trabalho da startup não é aleatório. Antes de cada plantação, eles estudam o terreno em que pretendem plantar para avaliar onde estão os terrenos mais adequados para o plantio. Essa avaliação é feita considerando também o ecossistema local. 

Em 15 anos Amazônia poderá não mais absorver CO2, diz estudo

Quando a plantação começa, os semeadores tecnológicos conseguem lançar as cápsulas com as sementes no exato local planejado. 

Pesquisamos como serão as condições de reflorestamento, tentando prever as mudanças que o aumento da temperatura pode trazer em cinco ou oito anos. Neste período as árvores que plantamos hoje já terão crescido e essas alterações podem afetar o seu desenvolvimento”, explica Angelique.

Operador mostra as sementes jogadas pelos drones.

Publicidade

Fotos: Flash Forest/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Galinhas substituem agrotóxicos em ação contra veneno na agricultura