Tecnologia

Como escolher e comprar o notebook perfeito nesta Black Friday

Vitor Paiva - 25/11/2020

A Black Friday está chegando, e se nessa data os preços e promoções são especialmente interessantes (e aquela compra que em outro momento parecia capaz de nos levar à falência se torna enfim acessível) ainda assim é fundamental saber o que comprar, onde comprar, que modelo escolher e como melhor pagar.

Especialmente se tratando de um produto caro e importante, não podem restar dúvidas nem o menor arrependimento – no bolso ou no uso. É o caso de quem pretende aproveitar a data para comprar um novo notebook: saber escolher o modelo certo, com as especificações adequadas às suas necessidades é determinante para que a oportunidade seja totalmente aproveitada nesse dia único de promoções.

Mas o que é preciso observar, afinal, para se comprar o notebook certo, respondendo às necessidades do bolso e do uso nessa Black Friday? O computador para fins profissionais não será o mesmo que o equipamento para uso pessoal – que, por sua vez, não necessariamente terá o mesmo desempenho se utilizado, por exemplo, para games.

É, portanto, fundamental entender as especificações técnicas de cada parte do equipamento – das diferentes memórias ao tamanho da tela, da placa de vídeo ao atendimento ao cliente oferecido antes, durante e principalmente depois da aquisição: cada elemento pode ser determinante para uma compra bem-sucedida.


Assim, “desmontamos” aqui o notebook ideal para mostrar, detalhe por detalhe, o que faz de cada parte de um equipamento o computador perfeito para nossas necessidades – e para uma compra ainda melhor na próxima Black Friday. 

Processador

 O processador está para o computador como o cérebro está para o corpo humano: é ele quem coordena todas as atividades de um notebook. É, dessa forma, a qualidade do processador que determina a velocidade e o desempenho de uma determinada máquina – e há diferentes processadores para diferentes usos.

Atualmente a maior parte dos notebooks utilizam processadores Intel, que se dividem em três tipos: Core i3, mais simples para usuários comuns em tarefas como usar a internet de modo geral, assistindo vídeos e até mesmo trabalhando com edições leves, textos e outros elementos essenciais de um computador; o Core i5, para programas mais pesados em atividades como edição de fotos, jogos mais complexos e criação de conteúdo; e o Core i7, indicado para quem trabalha com edição de vídeo, cálculos densos e outras atividades que exigem especialmente do computador – lembrando que os processadores mais avançados também melhoram as atividades básicas de um notebook.

 Memória RAM

 

Muito se ouve falar, mas poucos sabem responder: afinal, o que é a Memória RAM de um computador? A tradução literal da sigla significa “memória de acesso aleatória”, e o que ela oferece é a capacidade da máquina de rodar e interpretar arquivos, documentos e programas simultaneamente – assim como abas do navegador e tudo mais que acessamos de forma não sequencial em nosso notebook.

É como uma mesa de trabalho, que se for pequena não aguenta a bagunça de tarefas mais pesadas, mas se for grande permite uma organização maior para que diversos trabalhos sejam coordenados perfeitamente ao mesmo tempo. Com isso, a conclusão é intuitiva sobre as diferentes opções: Memórias RAM de 4GB são para programas simples com poucas tarefas simultâneas, de 8GB são para programas mais pesados de uso geral, e de 16GB são para trabalhos mais complexos, pesados e profissionais. Além disso, a memória RAM é determinante para um melhor funcionamento do sistema operacional da máquina como um todo.

Armazenamento

Já o armazenamento é a função mais fácil de ser compreendida dentre as partes de um computador: como o nome sugere, é o espaço que possuímos em uma máquina para guardar nossos arquivos e programas em seus mais variados tamanhos. É literalmente como um armário, um cômodo ou um gaveteiro em sua casa – onde cabe muita coisa, mas é preciso de vez em quando tirar algumas roupas ou objetos para poder guardar outras.

O HD é, portanto, o disco rígido que varia em dimensões como de 500GB até 2TB ou mais. Muitos notebooks partem de uma configuração de 1TB, suficiente para o armazenamento de arquivos gerais, fotos e até alguns filmes. É claro que para os colecionadores ou fotógrafos de plantão, adquirir notebooks com uma capacidade de armazenamento grande pode ser fundamental – ou recorrer ao uso de HDs externos, por exemplo, para guardar grandes arquivos ou nossa memória sentimental digital, em filmes, fotos e mais.

Usados em notebooks, computadores de mesa e servidores, os SSDs são opções de armazenamento que oferecem ainda mais velocidade. Indicado para quem utiliza programas mais pesados, como softwares de edição de imagem e vídeo ou jogos. Cada vez mais acessíveis, os SSDs estão presentes em todas as linhas de notebook da Dell, que oferece um sistema de armazenamento híbrido – HD e SSD – para aumentar a agilidade do equipamento e melhorar a experiência.

Um SSD, diferente do HD mostrado na foto acima

Placa de Vídeo

 A função da placa de vídeo em um notebook é tanto carregar quanto exibir as imagens e vídeos como um todo. Na maior parte dos casos, uma placa de vídeo integrada é pedida mais do que suficiente e em conta, para tarefas como clipes e séries em streaming, e mesmo games mais simples, que não exigem tanto da máquina para funcionarem em máxima potência.

Quem, porém, trabalha com edição pesada de vídeos, jogos de alta qualidade e desempenho, e ainda mais em edições 3D, programas de design ou coisa que o valha, para tais casos uma placa de vídeo mais avançada se faz necessária. Os custos, no entanto, são proporcionais à qualidade, e consideravelmente mais altos, e por isso placas dedicadas ou top de linha são indicados para necessidades profissionais. 

Tela

É claro que não adianta somente ter uma placa de vídeo adequada se a tela do seu notebook não for de sua preferência. Resolução em HD ou Full HD, fidelidade de cor, além, é claro, do próprio tamanho da tela são características determinantes para a experiência geral – de uso pessoal, para diversão ou profissional – de um notebook.

Em alguns casos, a tela oferece função touch screen, trazendo a praticidade de um smartphone ou tablet para seu notebook. Vale lembrar, contudo, que cada elemento da tela interfere diretamente em outros aspectos do uso de um equipamento: uma tela touch ou Full HD, por exemplo, consome mais bateria, e um laptop com uma tela maior costuma ser mais pesado e com menos mobilidade que modelos compactos.  

Outro exemplo é a tela do XPS 13, que possui borda infinita de quatro lados, graças à exclusiva tecnologia InfinityEdge, o que oferece o máximo aproveitamento possível de tela e muito mais imersão em qualquer atividade. Vale destacar a exclusiva tecnologia Dell Cinema, que combina recursos inovadores de imagem, som e streaming para entregar a melhor e mais imersiva experiência para assistir vídeos e séries.

Atendimento

Justamente por se tratar de uma aquisição importante e de alto valor, um atendimento ao cliente capaz de melhor e com maior cuidado e informação conduzir o comprador ao notebook correto é fundamental. Nesse sentido, destaca-se a marca Dell, que oferece um atendimento consultivo único, ajudando o usuário a adquirir uma máquina que atenda suas necessidades e anseios precisamente. É possível, afinal, combinar diversas especificidades para comprar na Black Friday o notebook perfeito – mas esse pode ser um caminho difícil, e por isso um atendimento exclusivo e cuidadoso faz toda diferença.

 E essa relação de cuidado e atenção não pode se encerrar após a compra: é igualmente importante o oferecimento de um auxílio geral com situações como possíveis vírus, reparo de acidentes e verificações e auxílios gerais para manter a integridade do notebook e seu funcionamento saudável. Novamente esse serviço para clientes da Dell aparece como diferencial, já que a empresa oferece um Premium Support, assim como um Complete Care, que vai além do que costuma estar previsto em uma garantia padrão, como como derramamento de líquidos, quedas, colisões ou sobrecarga de energia – upgrades garantidos pela marca em compras na Black Friday.

 Formas de pagamento

Por fim, mas não menos importante, o preço e a forma de pagamento são determinantes para melhorar a experiência de se comprar um notebook na Black Friday. Por se tratar de um equipamento de longa duração, vale a pena encontrar marcas que ofereçam mais do que somente bons preços – e que também permitam pagamentos parcelados em boas condições. 

Novamente a Dell se destaca como exemplo: a empresa está oferecendo seus produtos em 12 vezes sem juros e com frete grátis. Assim, a maior dificuldade de se adquirir um notebook se dilui em parcelas mais suaves enquanto utilizamos finalmente o computador ideal para nossas necessidades – sejam elas pessoais, profissionais ou do mais puro deleite, com vídeos, filmes, séries e música.

 A Black Friday acontecerá no próximo dia 27, mas muitas marcas já oferecem descontos e promoções especiais ao longo de todo o mês de novembro.

Quer saber mais sobre como a Dell pode apoiar o crescimento da sua empresa? Acesse aqui  e confira os benefícios e ofertas exclusivas para startups e pequenos negócios.

 

 

Publicidade

© fotos: Getty Images/Pixabay/Dell


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Estrela de meme do incêndio usou R$ 2,7 mi de venda de foto em NFT para pagar dívidas