Fotografia

Como um drone deixou a Terra com cara de planeta de uma galáxia distante

por: Vitor Paiva

Para viajar a outro planeta não é preciso muito: basta a paisagem certa, uma câmera fotográfica programada para longa exposição, a iluminação correta e um drone – além do talento do fotógrafo inglês Reuben Wu, que utiliza a combinação de técnicas variadas de fotografia para transformar qualquer lugar em um cenário extraterreno.

Sobre formações rochosas interessantes, devidamente iluminadas de forma não usual, Wu utiliza a longa exposição para a luz dos drones possam desenhar motivos e padrões variados nos céus de suas fotos – e assim tornar o que para nós é natural em local completamente extraordinário.

O cinema recorre a tal recurso com frequência, especialmente no gênero da ficção científica: encontrar locais naturais aqui na Terra que já pareçam um tanto com os cenários que nossa imaginação sugere como sendo em outro planeta. Além do equipamento, assim como no cinema, Wu também utiliza ferramentas de pós-produção e edição de imagens, capturadas normalmente em desertos, para acentuar ainda mais o clima extraterreno em suas fotos.

Procurando se localizar na fronteira entre o registro da natureza e a fotografia artística, o trabalho de Wu é movido pela sensação de desorientação que suas fotos podem nos provocar – mostrando cenários ao mesmo tempo reconhecíveis e praticamente impossíveis. É como se, ao transformar nossa própria natureza na paisagem de um outro planeta, ele assim mostrasse o quão incrível e impactante é a própria Terra – o quanto não precisamos sair do nosso planeta para estarmos diante dos mais impressionantes cenários.

Publicidade

© fotos: Reuben Wu


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fotos recém descobertas mostram o cotidiano dos Panteras Negras como você nunca viu