Um planeta com um repositório de água salgada tão vasto que poderia ser chamado de “planeta oceano”. Ceres é, na verdade, o planeta anão — como Plutão — mais próximo da Terra. Localizado no Grande Cinturão de Asteroides, ele tem sido objeto de pesquisa pela Nasa por conta da imensa quantidade do líquido escondida abaixo de sua superfície.
– Astrônomos encontram planeta na Via Láctea com tamanho e órbita parecidas com Terra

Na cratera de Occator, aparece a salmoura, ou os líquidos salgados, que foram empurrados para a superfície a partir de um reservatório profundo Ceres.
O planeta Ceres inteiro tem apenas cerca de 950 quilômetros de diâmetro. Em 2018, a missão Dawn, da Nasa, identificou que havia muitos pontos brilhantes na cratera chamada Occator, que tem 22 milhões de anos e 92 quilômetros (quase um décimo do diâmetro do planeta inteiro). Depois de alguns estudos, os cientistas descobriram que aqueles pontos eram resultado da cristalização de sal na superfície.
– Planeta do tamanho da Terra descoberto pela Nasa em zona habitável é 50º C mais frio
A equipe da Nasa percebeu que há, em Ceres, duas fontes de depósito de sal. Uma vem de uma poça de salmoura um pouco abaixo da superfície do planeta. Isso, somado a outros fatores, faz os cientistas questionarem se há alguma possibilidade de sobrevivência de vida por lá.
A grande quantidade de sal pode ser um impeditivo, mas há organismos que conseguem sobreviver em ambientes altamente salinizados.
– Nasa torna toda sua biblioteca pública, acessível, gratuita e livre

Ceres em comparação com Plutão: planeta é o planeta-anão mais próximo da Terra.