Ciência

Conheça Ceres, o planeta anão que é um mundo oceânico

Redação Hypeness - 26/11/2020 | Atualizada em - 08/12/2020

Um planeta com um repositório de água salgada tão vasto que poderia ser chamado de “planeta oceano”. Ceres é, na verdade, o planeta anão — como Plutão — mais próximo da Terra. Localizado no Grande Cinturão de Asteroides, ele tem sido objeto de pesquisa pela Nasa por conta da imensa quantidade do líquido escondida abaixo de sua superfície. 

Astrônomos encontram planeta na Via Láctea com tamanho e órbita parecidas com Terra

Na cratera de Occator, aparece a salmoura, ou os líquidos salgados, que foram empurrados para a superfície a partir de um reservatório profundo Ceres.

O planeta Ceres inteiro tem apenas cerca de 950 quilômetros de diâmetro. Em 2018, a missão Dawn, da Nasa, identificou que havia muitos pontos brilhantes na cratera chamada Occator, que tem 22 milhões de anos e 92 quilômetros (quase um décimo do diâmetro do planeta inteiro). Depois de alguns estudos, os cientistas descobriram que aqueles pontos eram resultado da cristalização de sal na superfície. 

Planeta do tamanho da Terra descoberto pela Nasa em zona habitável é 50º C mais frio

A equipe da Nasa percebeu que há, em Ceres, duas fontes de depósito de sal. Uma vem de uma poça de salmoura um pouco abaixo da superfície do planeta. Isso, somado a outros fatores, faz os cientistas questionarem se há alguma possibilidade de sobrevivência de vida por lá. 

A grande quantidade de sal pode ser um impeditivo, mas há organismos que conseguem sobreviver em ambientes altamente salinizados. 

Nasa torna toda sua biblioteca pública, acessível, gratuita e livre

Ceres em comparação com Plutão: planeta é o planeta-anão mais próximo da Terra.

Publicidade

Foto: Nasa


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Este pequeno roedor vegetariano foi o ancestral terrestre das baleias