Sustentabilidade

Cordilheira dos Andes fica mais verde graças ao trabalho de comunidades indígenas

por: Redação Hypeness

Capitaneado pela Associação de Ecossistemas Andinos (Ecoan), o projeto “Ação Andina” tem levado dezenas de voluntários para a região da Cordilheira dos Andes com o intuito de plantar árvores. O trabalho dossustenta ativistas — em sua maioria integrantes de povos tradicionais do Peru — visa replantar a vegetação derrubada e conservar o que ainda está de pé. 

Método Miyawaki: pequenas florestas estão sendo plantadas pela Europa para restaurar a biodiversidade

Integrantes de povos indígenas e outros voluntários ajudam em dia de reflorestamento nos Andes.

Uma vez ao ano, eles sobem os Andes para participarem do festival Queuña Raymi, um dos grandes momentos do reflorestamento. Na empreitada, o grupo já conseguiu plantar 100 mil árvores queuñas em apenas um dia. 

Embora Queuña Raymi seja traduzido como o festival da árvore, trata-se muito mais do que apenas árvores. Se você estiver aqui e vir todas essas comunidades, empresas e organizações de turismo trabalhando juntas, com todos, desde crianças pequenas até avós, se envolvendo, vai entender que é na verdade uma celebração da vida”, diz o site da organização. 

Programa de reflorestamento na Amazônia planta árvore com nome de quem ajudar ação

A iniciativa conta com a participação de pessoas de diferentes etnias e nacionalidades.

A iniciativa tem como meta proteger uma área de um milhão de hectares. Metade desse espaço precisa de reflorestamento, uma vez que foi destruída pela ação humana, e a outra metade precisa ser preservada em áreas de outros países para além do Peru, como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Equador. 

A espécie é nativa da região e cresce em espaços mais altos, entre 3,5 mil até cinco mil metros acima do nível do mar. Elas são plantas resistentes e adaptadas à condições dos altos Andes, muito fria e com pouca água. 

União Europeia reflorestou um Portugal inteiro em 15 anos

Publicidade

Fotos: Luis Torres/queunaraymi.com


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Papagaio mais pesado do mundo é eleito ave do ano na Nova Zelândia