Ciência

Coronavírus: falta de ar está ligada ao mau uso da máscara

por: Redação Hypeness

Em tempos de pandemia, não se engane: não é apenas colocando uma máscara no rosto que você está seguindo os protocolos sanitários da Organização Mundial de Saúde. Na verdade, usar a proteção no rosto da forma equivocada pode causar danos à sua saúde e aos que estão próximos de você. 

Estudo sugere que uso de máscara dentro de casa pode conter coronavírus

Mau uso de máscaras pode prejudicar a respiração: população precisa estar atenta.

 

Acontece que o uso prolongado de máscaras descartáveis ou a não higienização correta daquelas que são reutilizáveis — assim como a sua utilização em excesso — podem prejudicar a sua respiração e, inclusive, ajudar na proliferação do vírus que causa a Covid-19. 

A umidade, a poeira e outras partículas que estão no ambiente saturam o filtro depois de um tempo e sua capacidade de filtragem se reduz, portanto não são tão eficazes quanto no início do uso”, explica David Díaz Pérez, coordenador da Área de Enfermagem Respiratória da Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SEPAR), em entrevista ao “El Pais”.

Acne causada pelo uso de máscaras? Aprenda como prevenir e tratar

O problema com a respiração costuma acontecer em decorrência do mau uso da máscara. A longo prazo,  a máscara tende a ficar úmida por conta do ar que eliminamos ao respirar. Essa umidade cria uma espécie de barreira na circulação do ar e prejudica a entrada de oxigênio nas vias aéreas. Isso pode provocar a sensação de falta de ar. 

Para evitá-la, procure carregar sempre na bolsa uma máscara reserva se for ficar fora de casa por períodos prolongados. Importante é não tirar a máscara para resolver o problema. A utilização do equipamento de proteção individual é essencial para que se evite o contágio pelo coronavírus. 

Experimento mostra a diferença de espirrar com e sem máscara

Trocar a máscara em caso de umidade é importante para que o fluxo de ar continue.

 

Publicidade

Destaques: Getty Images // Foto 1: Unsplash / Foto 2: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Nova espécie de macaco descoberta existe há pelo menos 1 milhão de anos