Ciência

Coronavírus: novo sintoma de covid-19 está associado com inflamação nos pés, diz estudo

por: Redação Hypeness

A covid-19 causa muitos sintomas além dos já conhecidos. Falta de ar, febre, tosse e dor de cabeça são alguns dos mais comuns, sobretudo na primeira fase da infecção. Entretanto, conforme a ciência avança e conhece mais sobre o coronavírus, novos sintomas, com efeitos a longo prazo, acabam mostrando as outras facetas da doença. Caso da inflamação nos pés.

– Coronavírus causa doença mental em 1 a cada 16 pacientes até 3 meses após infecção, diz estudo

Pés de covid, novo sintoma descoberto em pacientes da doença, que ficam com pés inchados por conta da doença

‘Pés de covid’ 

Existem estudos sobre os ‘pés de covid’ desde março. O fenômento seria uma inflamação nos pés relativamente comum entre alguns pacientes que tiveram o novo coronavírus. Mas agora, pesquisas da International League of Dermatological Societies em parceria com a American Academy of Dermatology mostram que algumas pessoas que foram infectadas pelo vírus podem apresentar essa inflamação por até cinco meses.

Os ‘pés de covid’ consistem em uma inflamação que faz com que os pés e os dedos da pessoa permaneçam inchados e com uma cor rocha ou vermelha, que aparenta muitas vezes um hematoma. Entretanto, segundo os médicos não há motivo para ficar preocupado.

– Sintomas de Covid-19 duram meses para alguns pacientes; entenda porquê

“Para a maioria dos casos, observamos que esse sintoma apareceu em pacientes mais jovens e saudáveis, tanto em crianças como em adultos. Então, é importante reiterar que não há motivo para pânico caso você tenha essa inflamação nos pés. Não é pra pensar que ‘ah, meus pés estão roxos então eu irei para o respirador’. Enquanto encontramos esse sintoma raramente em pessoas em estado grave, a maior parte não tem graves sintomas”, afirmou Esther Freeman, que comandou a pesquisa.

– Covid-19 pode envelhecer o cérebro em até 10 anos, aponta pesquisa

Muitas pessoas relataram que a perda de olfato e do paladar persistiram por meses após a infecção. Os efeitos do novo coronavírus podem se alastrar por meses e não, não é só uma gripezinha. Agora, médicos ficaram assustados com os ‘pés de covid’ e procuram entender quais os mecanismos de ação para causar esse sintoma bizarro.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
DNA da redação: fizemos um teste para saber mais sobre nossa ancestralidade e nos surpreendemos