Ciência

Covid-19 pode envelhecer o cérebro em até 10 anos, aponta pesquisa

por: Redação Hypeness

Uma pesquisa do Imperial College de Londres, no Reino Unido, mostra que pessoas em recuperação da Covid-19 podem apresentar sequelas cognitivas severas. Ao que tudo indica, os casos mais graves mostram pacientes com um declínio de atividade mental equivalente a 10 anos de envelhecimento cerebral. 

Coronavírus: saibam como a Covid-19 atua em seu corpo

Pacientes que tiveram a Covid-19 podem ter sequelas severas na cognição.

As conclusões foram tiradas a partir de um estudo chamado de “Grande Exame de Inteligência Britânica”. Ele foi feito com a análise de resultados de 84.285 pessoas e publicadas em um site especializado. 

Nossas análises se alinham à visão de que existem consequências cognitivas crônicas de se contrair Covid-19. Pessoas que se recuperaram, incluindo aquelas que não relatam mais sintomas, exibiram déficits cognitivos significativos”, escreveram os cientistas da equipe liderada pelo médico Adam Hampshire.

Sintomas de Covid-19 duram meses para alguns pacientes; entenda porquê

Exames neurológicos que avaliam a cognição analisam como o cérebro consegue realizar tarefas que envolvem memória e raciocínio lógico, basicamente. Esses testes são usados para compreender avanços de doenças como o mal de Alzheimer.

No caso dos pacientes que tiveram Covid, é possível entender o quanto os cérebros foram atingidos pelas consequências do coronavírus. 

Se parássemos totalmente de falar a pandemia de Covid-19 desapareceria, dizem especialistas

Apesar dos resultados, pesquisadores que não estavam envolvidos com esse estudo em específico afirmaram que as conclusões devem ser lidas com cuidado. Eles argumentam que pouco ou nada se sabia sobre a cognição dos participantes da pesquisa antes da Covid-19. Além disso, as conclusões também não refletem a recuperação de longo prazo. 

Por isso, quaisquer efeitos sobre a cognição podem ser de curto prazo”, explicou a professora Joanna Wardlaw, de neuroimagem aplicada da Universidade de Edimburgo. 

Publicidade

Fotos: Getty Images e Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Dormir bem diminui risco de problemas cardíacos em até 42%, aponta estudo