Sustentabilidade

Destruição do Pantanal tem novo capítulo com jacarés desesperados em rio que secou

por: Redação Hypeness

Um vídeo gravado nesta semana por um homem no Pantanal da Nhecolândia, distrito de Corumbá, próximo da fronteira do estado com a Bolívia, registra a cena chocante de jacarés amontoados em uma área que antes era um açude, no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

A luta dos animais pela sobrevivência é mais um capítulo da destruição da região, que, inclusive, vive a pior seca nos últimos 50 anos, de acordo com matéria divulgada pelo G1 em parceria com a TV Morena, afiliada da Rede Globo.

– Ibama interrompe combate a incêndios no Pantanal por falta de dinheiro; R$ 19 milhões estão atrasados

Destruição do Pantanal tem novo capítulo com jacarés desesperados em rio que secou

– Brasil pode sofrer boicotes comerciais por gestão desastrosa do meio ambiente

Desesperadora, a cena mostra dezenas de jacarés brigando por uma quantidade ínfima de água em uma área que mais paree um brejo repleto de lama. O vídeo mostra gados de uma fazenda pastando e expõe a preocupação dos próprios fazendeiros com a evaporação da água. Este é um dos últimos açudes da região. 

– Como Ricardo Salles, com pedido de afastamento pelo MPF, degradou ainda mais o meio ambiente

O G1 e a TV Morena entraram em contato com a Embrapa Pantanal para saber se há algo que possa ser feito neste caso. A Empresa Pública respondeu que já recebeu o vídeo e está acompanhando a situação.

Não custa lembrar que o Pantanal atravessou um dos incêndios mais graves de sua história. A maior região alagada do mundo foi engolida pelas chamas que chegaram a registrar quase 3 mil focos de incêndio ativos em menos de 15 dias em outubro. O mês, aliás, foi o pior outubro da história do Pantanal.

O Pantanal teve também o pior julho e o segundo pior agosto em quantidade de focos de incêndio desde 1998. O ano de 2020 entra para a história como o mais trágico do bioma, antes o mais preservado do país.

Rastro de destruição no Pantanal

A reposta do governo Bolsonaro gerou críticas

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/Youtube/foto 2: Getty Images/foto 3: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Emergência climática revela cadáveres ‘enterrados’ em geleiras