Debate

Edir Macedo: ‘Diabo tem direito de tomar a vida’, diz em áudios obtidos pelo The Intercept

por: Redação Hypeness

Em áudios obtidos pelo The Intercept Brasil, o bispo Edir Macedo, chefe da Igreja Universal do Reino de Deus, afirmou que ‘o diabo tem direito de tomar a vida‘ de pessoas que ‘vivem no pecado’. A gravação foi feita durante uma reunião, realizada três dias depois da morte de Teresa Paulo, de 53 anos. Ela era a esposa do ex-bispo da Universal Alfredo Paulo, antigo aliado de Macedo na organização religiosa e crítico da IURD.

– Universal é acusada de racismo e obrigação de vasectomia por pastores de Angola; entenda

Edir Macedo usa reunião com pastores em que parece ser indireta a crítico da Igreja que acabou de perder mulher em crime trágico

Durante a conversa com aliados e correligionários, o mentor teológico da IURD afirmou que “ele está colhendo frutos. Eu não estou condenando ninguém. Ele está se condenando. O que você planta hoje, vai colher amanhã”. Alfredo Paulo esteve por anos na Igreja Universal em Portugal e foi excomungado após um romance extraconjugal. Desde então, Paulo se tornou uma voz forte de oposição a Edir Macedo.

– Vídeo de Edir Macedo proibindo filhas de fazer faculdade antes do casamento é alerta para educação de meninas

Teresa foi assassinada no dia 2 de novembro. No dia 5, uma reunião foi feita. Trechos do encontro de Macedo com seus pastores foi publicada na Univer Vídeo, uma espécie de Netflix da IURD. A reunião original havia sido postada na plataforma, mas diversos trechos foram omitidos. Um deles foi o que em Edir começa a discorrer sobre alguém que “dá até coceirinha de falar o nome”.

“Quando um pastor, ou a esposa do pastor, vive em adultério, ou vive uma vida errada, que não condiz com a sua fé, está demonstrando claramente, está dizendo, assim, que carrega na testa o pecado abominável ao Senhor”, afirma Edir. Para ele, o sujeito que “está vivendo no pecado da imoralidade, da corrupção, da mentira, do roubo, do adultério carrega na testa abominável ao Senhor”. O diabo, “por conta disso, tem o direito de tomar a vida dessa pessoa de maneira estúpida e grosseira, como vimos”. 

– Angola apreende templos da Igreja Universal após acusações de fraudes e outros crimes

Segundo Edir Macedo, Deus pode permitir esse tipo de tragédia “para que todos os demais venham a temer e tremer diante do temível Deus”. Ainda disse que “ele falou coisas terríveis contra a Igreja Universal. Esse Zé Mané levou pessoas até a se matar. Pessoas se mataram por causa do Zé Mané”.

Pastores consultados pelo The Intercept confirmam que Macedo estava se referindo a Alfredo Paulo. Pouco tempo após a tragédia, as declarações são chocantes. A IURD não se posicionou sobre o vazamento publicado pelo portal.

Publicidade

Fotos: Destaques: Ricardo Stuckert/PR/Fotos Públicas Foto 1: Alan Santos/PR/Fotos Públicas


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Oscar Magrini diz que Globo tinha ‘sala do pó’ e do ‘c*’ ao falar de ‘teste do sofá’