Ciência

Egito encontrou nada menos do que mais de 100 sarcófagos com 2,5 mil anos

Redação Hypeness - 23/11/2020 | Atualizada em - 25/11/2020

Ao menos 100 sarcófagos em perfeito estado foram descobertos por arqueólogos no sítio arqueológico de Saqqara, no Egito. Dentro de alguns deles, havia múmias bem conservadas. Pesquisadores, que também encontraram 40 estátuas na necrópole, estimam que os corpos e objetos tenham sido enterrados há mais de 2,5 mil anos. 

Egito anuncia descoberta de 59 sarcófagos de mais de 2,5 mil anos; veja imagens

Restaurador observa múmia em sarcófago encontrado na necrópole de Saqqara.

Segundo os pesquisadores, as pinturas finas e a qualidade do material usado nos caixões indicam que as pessoas ali colocadas eram de uma classe alta na sociedade egípcia. O raio-x de uma das múmias mostrou que se tratava de um homem com altura entre 1,50m e 1,70m que morreu com cerca de 40 ou 45 anos. 

A expectativa é que novas descobertas sejam feitas em breve. Nos últimos meses, arqueólogos já haviam descoberto caixões e outras múmias em outros poços da necrópole. 

Múmia egípcia de 3 mil anos tem voz recriada por cientistas e você pode ouvi-la

Sarcófagos enfileirados durante coletiva de impresa na necrópole de Saqqara, no Egito.

Saqqara ainda não revelou todo o seu tesouro. As escavações ainda estão em andamento. Sempre que esvaziamos o poço de um cemitério de sarcófagos encontramos uma entrada para outro”, disse Khaled el-Anany, ministro do Turismo e Antiguidades do Egito.

Estima-se que as recentes descobertas sejam datadas da era ptolomaica, que começou por volta do ano 320 a.C e durou até 30 a.C. Naquela época,  o local fazia parte da antiga capital do Egito, Memphis. 

As descobertas serão levadas para museus do Cairo, o que inclui o Grande Museu Egípcio, que está sendo construído pelo governo do país próximo às Pirâmides de Gizé, que fica a aproximadamente 25 quilômetros da necrópole de Saqqara.

Visite o túmulo de um antigo faraó egípcio sem sair de casa

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Estudo diz que cérebro pode diminuir ansiedade e aumentar foco com envelhecimento