Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Corria o ano de 1913 quando o camaleão da espécie Furcifer voeltzkowi, conhecido também simplesmente como Voeltzkowi, havia sido registrado em seu habitat natural pela última vez.
Não por acaso, o camaleão fazia parte da lista desenvolvida em 2017 pela Global WildLife Conservation, reunindo justamente animais “desaparecidos”, que não eram vistos nas últimas décadas e poderiam estar em extinção. Pois passados mais de 100 anos, no entanto, um artigo recente confirmou que cientistas “redescobriram” o animal na natureza, em florestas tropicais de Madagascar, ilha situada ao largo da costa sudeste do continente africano e país insular onde o animal é encontrado.
© Pixabay
A expedição que encontrou o Voeltzkowi foi realizada por cientistas da Alemanha e de Madagascar, e resultou em artigo publicado na revista científica Salamandra – German Journal of Herpetology. A descoberta permitiu aos pesquisadores levantar diversas novas informações sobre a espécie, assim como seu estado de conservação.
© Salamandra – German Journal of Herpetology
Por viver uma vida de curta duração – estima-se que esse réptil viva somente poucos meses – e pela redução galopante das florestas tropicais de Madagascar, o encontro não significa que o risco de extinção da espécie esteja reduzido – por se tratar de uma população distribuída de forma fragmentada pela natureza local, assim como pelo tamanho reduzido do animal, que não passa de 15 a 17 centímetros.
© Salamandra – German Journal of Herpetology
Estima-se que a espécie de lagarto viva somente durante o período das chuvas, vivendo pouco mais do que o tempo necessário para se reproduzirem. O macho tem coloração verde, enquanto as fêmeas variam de cor, também por efeitos externos – o artigo registra dados sobre o período de acasalamento, a gravidez e o efeito de estresse sobre a coloração da fêmea.
“Redescobertas de espécies ‘perdidas’ são muito importantes pois elas fornecem dados cruciais para medidas de conservação e também trazem esperança no meio da crise da biodiversidade”, diz o artigo, que pode ser lido aqui.
© Salamandra – German Journal of Herpetology
Publicidade
A Polícia Civil do Maranhão prendeu o homem suspeito de matar uma onça preta, animal ameaçado de extinção. O...
Um dos maiores desafios deste século é a questão do plástico, que vem causando estragos em toda natureza e cadeia...
Seres humanos devem parar de ter filhos. Essa é a posição dos antinatalistas. Não se trata de um desejo da boca pra...
Cada vez mais cidades estão buscando implementar estratégias de sustentabilidade para melhorar seu entorno. Em Paris,...
Um escritório de advocacia britânico acionou a Justiça do Equador para mover uma ação em nome do urso-de-óculos,...
Já há algum tempo que se debate a respeito da tentativa de venda a investidores estrangeiros por parte do atual...
Não são boas as notícias trazidas por um novo estudo sobre o crescimento do uso de fontes de energias renováveis...
Tomar um banho quente e bem demorado no inverno é uma delícia, mas não é nem um pouco ecológico. Cerca de 135...
Falamos há pouco por aqui sobre as pessoas que vivem sem dinheiro e como elas fazem para sobreviver. Vilmar Godinho...