Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Corria o ano de 1913 quando o camaleão da espécie Furcifer voeltzkowi, conhecido também simplesmente como Voeltzkowi, havia sido registrado em seu habitat natural pela última vez.
Não por acaso, o camaleão fazia parte da lista desenvolvida em 2017 pela Global WildLife Conservation, reunindo justamente animais “desaparecidos”, que não eram vistos nas últimas décadas e poderiam estar em extinção. Pois passados mais de 100 anos, no entanto, um artigo recente confirmou que cientistas “redescobriram” o animal na natureza, em florestas tropicais de Madagascar, ilha situada ao largo da costa sudeste do continente africano e país insular onde o animal é encontrado.
© Pixabay
A expedição que encontrou o Voeltzkowi foi realizada por cientistas da Alemanha e de Madagascar, e resultou em artigo publicado na revista científica Salamandra – German Journal of Herpetology. A descoberta permitiu aos pesquisadores levantar diversas novas informações sobre a espécie, assim como seu estado de conservação.
© Salamandra – German Journal of Herpetology
Por viver uma vida de curta duração – estima-se que esse réptil viva somente poucos meses – e pela redução galopante das florestas tropicais de Madagascar, o encontro não significa que o risco de extinção da espécie esteja reduzido – por se tratar de uma população distribuída de forma fragmentada pela natureza local, assim como pelo tamanho reduzido do animal, que não passa de 15 a 17 centímetros.
© Salamandra – German Journal of Herpetology
Estima-se que a espécie de lagarto viva somente durante o período das chuvas, vivendo pouco mais do que o tempo necessário para se reproduzirem. O macho tem coloração verde, enquanto as fêmeas variam de cor, também por efeitos externos – o artigo registra dados sobre o período de acasalamento, a gravidez e o efeito de estresse sobre a coloração da fêmea.
“Redescobertas de espécies ‘perdidas’ são muito importantes pois elas fornecem dados cruciais para medidas de conservação e também trazem esperança no meio da crise da biodiversidade”, diz o artigo, que pode ser lido aqui.
© Salamandra – German Journal of Herpetology
Publicidade
Como noticiou o Hypeness, o desmatamento provocado por queimadas na Amazônia é o maior em sete anos. Colhidos pelo...
Nós já mostramos aqui que a Islândia é o verdadeiro paraíso para quem deseja ver de perto o fenômeno da aurora...
Que a gasolina não é lá muito amiga do meio ambiente eu imagino que você já saiba. Agora resta descobrir...
Os aparelhos de ar condicionado são cada vez mais comuns em casas e escritórios. O problema é que, ao usá-los para...
Aquilo que já é realidade em muitos países do mundo enfim começa a chegar como novidade por aqui. Máquinas que...
Uma unidade do McDonald's completamente movida por energia solar. A rede de fast food americana inaugurou o novo modelo...
Como uma das maiores emissoras de gases poluentes da atualidade, a indústria da aviação vem buscando soluções...
Quem tem um sonho não cansa e acaba encontrando sempre um motivo para continuar lutando pelos seus ideais, mesmo...
Às vezes parece que o Natal e Ano Novo giram em torno de comida, já reparou? Pois, se é assim, nada mais justo do...