Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Na sétima edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, programa da Samsung que por todo o mundo convoca alunos e professores da rede pública a apresentarem novidades e soluções para questões de suas regiões através de experimentação tecnológica e científica, os grandes vencedores vieram do Ceará – mais precisamente da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, no município de Cascavel, região metropolitana de Fortaleza. O projeto vencedor, intitulado “Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar”, consiste em um robô capaz de ajudar produtores locais no plantio de sementes.
O robô cearense do projeto vencedor do prêmio
Mas não somente: o robô agricultor de Cascavel é todo feito com material reciclável e movido por energia solar. A ideia é que a tecnologia possa beneficiar agriculturas familiares aumentando a produção e reduzindo o esforço dos agricultores propriamente – além de aumentar a produção de alimentos a um custo menor e reduzir o impacto de tal produção sobre o meio-ambiente. Aos vencedores, para além de prêmios já recebidos como mentorias e notebooks, foi oferecido a cada estudante um smartphone Samsung e, para a escola, uma Smart TV Samsung.
“A qualidade do projeto que desenvolveu o robô semeador reflete, por um lado, o compromisso dos educadores com a educação pública e, por outro, o compromisso dos jovens estudantes com seu próprio aprendizado e com a criação de um futuro mais inovador e sustentável. Essa experiência precisa ser conhecida e reconhecida em todo o Brasil”, afirmou Anna Helena Altenfelder, Presidente do Conselho e Diretora Executiva interina do CENPEC Educação, organização por trás da coordenação técnica do prêmio. Mas a celebração em Cascavel não se resumiu à primeira colocação: com o projeto “CapSeed: Revestimento de Sementes com Goma Sustentável”, o segundo colocado também veio do município cearense.
Tal projeto consiste no desenvolvimento de um revestimento capaz de prolongar a vida útil de sementes, a fim de otimizar o armazenamento e, com, isso o plantio ao fim – e combater o desperdício. A “prata” ficou com alunos da Escola Ronaldo Caminha Barbosa, que sintetizaram o revestimento. A terceira colocação ficou com o projeto “Materiais à base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano”, de estudantes do Instituto Federal de Pernambuco, no Recife.
Não é de hoje que os estudantes cearenses se destacam em suas produções científicas: esse é o segundo ano consecutivo que estudantes cearenses dominam o Prêmio Respostas para o Amanhã. Além disso, em diversas olimpíadas de matemática recentes os representantes do estado conquistaram títulos importantes, e recentemente um grupo de alunos da cidade de Pindoretama desenvolveram um capacete com sensores capaz de ajudar na locomoção de pessoas com deficiência visual.
Publicidade
As maiores fontes de petróleo não estão em nenhum lugar do nosso planeta, mas sim em Titã, a lua de Saturno que...
Capazes de sobreviver a grandes quantidades de radiação e até mesmo de sobreviver sem cabeça, as baratas já...
Consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, as abelhas são animais insubstituíveis, dos quais dependemos...
Ser diagnosticado com uma doença como a Esclerose Lateral Amiotrófica costumava ser uma lenta condenação ao...
O lançamento, em agosto, da nave Psyche pela agência espacial estadunidense tem como objetivo cumprir uma missão que...
Os habitantes das cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e outras cidades nas proximidades da capital do...
O aquecimento global, cada vez mais acelerado, provoca inúmeras consequências. Uma delas, e também uma das mais...
Encontrar um novo planeta nos arredores do sistema solar não é exatamente uma grande novidade para a NASA. Algumas...
Conhece alguém que morre de medo de engravidar e dar à luz? Essa pessoa pode sofrer com tocofobia. O transtorno é...