Ciência

Estudo indica que peso da coberta ou cobertor pode influenciar o sono

por: Redação Hypeness

O peso do seu cobertor pode ajudar a melhorar a sua insônia. É isso que dizem pesquisadores suecos que analisaram os impactos de lençóis e edredons no sono de quem tem dificuldades para dormir à noite. 

Dormir melhor: 10 dicas simples para uma boa noite de sono, de acordo com a ciência

Peso do cobertor pode ajudar quem tem insônia a dormir melhor.

O estudo foi publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine e envolveu 120 adultos com cerca de 40 anos, 68% mulheres e 32% homens, todos previamente diagnosticados com insônia clínica e um transtorno psiquiátrico concomitante, como depressão, bipolaridade, déficit de atenção ou ansiedade generalizada, por exemplo. 

Os pesquisadores dividiram os participantes de forma aleatória em dois grupos para dormirem de formas diferentes: um com cobertores mais pesados e outro sem. O resultado mostrou que o grupo que dormiu com o edredom apresentou uma probabilidade 26 vezes maior de ter 50% de diminuição na insônia se comparado ao outro grupo. Além disso, os participantes do grupo dos cobertores apresentaram 20% mais chances de ter uma remissão total da insônia.

Ansiedade pode ser reduzida em 30% com sono profundo, aponta novo estudo

Uma explicação para o efeito calmante e sonífero do cobertor é a pressão que ele exerce sobre diferentes pontos do corpo, estimulando a sensação do toque em músculos e articulações, semelhante à acupuntura e à massagem”, afirma o doutor Mats Adler, psiquiatra do departamento de Neurociência Clínica do Karolinska Institutet de Estocolmo, na Suécia, e principal pesquisador do estudo. 

Pesquisa sueca mostrou o poder de influência das cobertas no nosso sono.

Há evidências que sugerem que a estimulação de pressão profunda aumenta a excitação parassimpática do sistema nervoso autônomo e, ao mesmo tempo, reduz a excitação simpática, que é considerada a causa do efeito calmante”, completa. 

5 motivos que podem estar por trás do seu suor enquanto dorme

Após as quatro semanas de testes, os participantes se submeteram a um acompanhamento que durou 12 meses. Nesse período, eles puderam testar cobertores de pesos diferentes para dormir. Acontece que a maioria escolheu um cobertor mais pesado e apenas um participante desistiu do estudo por conta de ansiedade provocada pelo uso do cobertor. 

Fiquei surpreso com o grande efeito do cobertor pesado sobre a insônia e satisfeito com a redução dos níveis de ansiedade e depressão”, disse Adler.

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Natal terá Júpiter e Saturno com alinhamento mais próximo da Terra desde Idade Média