Inovação

Etiqueta tecnológica revela data de validade de alimentos pelo toque

por: Redação Hypeness

A data de validade costumeiramente impressa na embalagem dos alimentos é uma evidente projeção aproximada, enquanto o real frescor da comida em questão é quase sempre impossível de efetivamente se medir – provocando ora o desperdício, ora uma intoxicação em potencial.

E é nesse ponto que surge o dilema: um alimento próximo de seu vencimento, ou mesmo tendo superado tal prazo, está mesmo estragado? Vale correr esse risco? Foi para aprimorar tal medição e solucionar esse impasse cotidiano que a Mimica Touch foi desenvolvida – uma etiqueta sensível ao toque e ao calor capaz de medir o real frescor de um alimento.

A medida é oferecida através de um gel que preenche a etiqueta, a ser sentido pelo consumidor: quando o gel parece firme, macio e liso, o alimento ainda está fresco; se o toque se mostra irregular e com protuberâncias, é sinal de que o produto não deve mais ser consumido – seja o vencimento o que for.

A questão está na resistência do próprio gel, que se altera de acordo com a temperatura do alimento, e permite ao dedo sentir o fundo da etiqueta.

A Mimica Touch foi criada pela designer lituana radicada em Londres Solveiga Pakštaitė diante do grave quadro global de desperdício de alimentos – estima-se que 30% do alimento produzido no mundo seja desperdiçado, e somente no Reino Unido 7 toneladas anuais de comida terminam no lixo.

Acima, o gel firme com o produto fresco; abaixo, o toque protuberante que indica o produto que não deve ser consumido

Segundo declaração da empresa, a questão é central para o desenvolvimento da etiqueta, a fim de alterar todo o quadro de produção e consumo de alimentos.

“A missão da Mimica é reduzir radicalmente o desperdício e criar um novo padrão para informações sobre o frescor para a indústria, os consumidores, e as comunidades ao redor do mundo”, diz o comunicado. “Ao utilizar a Mimica Touch, que responde a qualquer mudança de temperatura, na maior parte dos casos o consumidor será capaz de utilizar o alimento por mais tempo e reduzir o desperdício”.

O comunicado da empresa lembra que o sistema funciona igualmente no outro sentido, informando quando uma bebida ou um alimento não deve mais ser consumido.  A Mimica agora se dedica a criar novas versões da etiqueta especial para ser utilizada em sucos, laticínios e carnes em geral.

Publicidade

© fotos: divulgação/reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Em áreas remotas e sem internet a conexão de alta velocidade passará a ir através de feixes de luz