Arte

Filho de Vanusa pede valorização da obra de cantora: ‘Só conhecem por ter errado hino’

por: Redação Hypeness

Durante o velório de Vanusa, no Morumbi, zona sul de São Paulo, Rafael Vanucci se emocionou ao falar sobre a mãe morta no final de semana. Ele estava acompanhado das irmãs, Aretha e Amanda e, em seu discurso, lembrou do episódio em que a cantora errou a letra do Hino Nacional. O caso, que se tornou viral nas redes sociais, aconteceu durante cerimônia na Assembleia Legislativa de São Paulo, em 2009. 

Rafael fez um apelo para que o público mais jovem reconheça e valorize o legado deixado por Vanusa. “Muita gente conhece a Vanusa só por ter errado o hino nacional. Peço por favor para que você entre na internet e veja uma música chamada ‘Mudanças’. Essa música vai mudar a sua vida, como mudou a da minha mãe todas as vezes que ela cantou essa música”, disse Vanucci citando uma das primeiras faixas a denunciar a violência sofrida por mulheres vítimas do machismo.

– O que a morte da cantora Sulli revela sobre saúde mental e a indústria do kpop

Vanusa ao lado de Rafael. Filho pediu que legado da mãe seja respeitado

– Anitta é convidada e pode se tornar primeira cantora brasileira e discursar em Harvard

Gota d’água 

Voltando ao Hino, em 2015, Vanusa afirmou que o episódio na Assembleia Legislativa de São Paulo acabou sendo a gota d’água’ para desencadear uma depressão que fez com que a cantora fosse internada em uma clínica de repouso. 

Durante o velório que começou por volta das 7h45, restrito para a família e amigos em razão da pandemia de coronavírus, Rafael agradeceu o apoio que eles estão recebendo. “É um amor que não vou esquecer nunca mais”, afirmou. 

Rafael Vanucci ainda apontou a mãe como pioneira em se posicionar sobre questões sociais.

Ela transcendeu a música numa época em que ninguém falava de outras coisas. Não podia falar de racismo, feminismo, de amor. Foi a primeira cantora a colocar barriga de fora, a primeira a gravar uma música falando de Deus, contra as drogas. Ela falou de Chico Xavier quando ninguém o conhecia. Ela foi a voz da abertura Fantástico.

– João Carlos Martins toca piano com luvas biônicas, 20 anos após perder movimentos; veja vídeo

Na ocasião, Rafael agradeceu o músico Zeca Baleiro pelo apoio oferecido à mãe nos últimos anos de vida dela. “Acreditou na minha mãe, mesmo depois de ela estar doente, e é um dos maiores poetas desse Brasil. Tenho uma gratidão eterna por ele”, disse. Segundo a assessoria, o enterro será hoje às 16h, no Cemitério de Congonhas.

Ouça ‘Mudança’, clássico na luta para acabar com a violência contra a mulher:

Publicidade

Foto: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Por trás das mortes de mães em filmes da Disney existe uma história real e trágica