Fotografia

Gestação e parto ganham novos significados com sensibilidade de ensaio fotográfico

por: Redação Hypeness

Há cinco anos, Renate van Lith trabalhava como inspetora na indústria de puericultura quando decidiu investir na fotografia. Com um dinheiro que recebeu como funcionária pública, fez um curso básico para aprender a fotografar. O que era para ser um simples hobby tornou-se uma paixão que levou Renate a largar o emprego e viver da fotografia. Em 2020, ela levou o prêmio de Fotógrafa de Parto no Birth Photographer International Image Competition.

Série fotográfica retrata de forma emocionante as etapas de um parto humanizado no Brasil

Fotos de Renate van Lith são cheias de afeto e mostram nascimentos de forma poética.

A fotografia de parto é tão especial. Todas as emoções que você possa imaginar acontecem: alívio, tensão, exaustão, tristeza e alegria. Eu vejo tudo pelas lentes. É muito especial fazer parte disso como fotógrafa. Eu acho ótimo que as pessoas confiem em mim para estar em um momento tão íntimo”, escreve a holandesa ao “Bored Panda”.

O trabalho de Renate exige muito de sua agenda e corpo. Ela não marca mais de duas clientes por mês por saber que partos acontecem quando menos se espera e podem durar horas e horas. “Já trabalhei em partos com mais de 24 horas, então você trabalha sem parar, sem pausa e sem dormir“, explica. 

Fotos premiadas de partos transmitem a beleza e a intensidade do nascimento

O prêmio vencido por ela não avalia apenas fotos, mas também a participação do candidato no cenário da fotografia internacional. A vencedora deste ano não só já fez cursos em outros países para se especializar na fotografia de parto como criou uma comunidade online para fotógrafos do mesmos seguimento trocarem ideias sobre o assunto. Renate também é criadora do prêmio Birth & Beyond Photography Awards

Transgênero divulga fotos do parto de terceiro filho e as imagens são lindas

Espero fazer esse trabalho por muito tempo e profissionalizar ainda mais a fotografia de parto. Apesar de ficar de plantão ser muito intenso, esse é um trabalho maravilhoso. Tenho clientes agradecidos, posso fazer parte de momentos maravilhosos e ver uma nova vida nascer. Não poderia ser mais lindo, certo?

 

Publicidade

Fotos: Renate van Lith


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Outras provas fotográficas de pais mais descolados do que filhos sonhariam ser