Futuro

Impossible Foods está testando leite vegetal que promete sabor idêntico ao original

por: Kauê Vieira

O próprio nome já sugere que não há limites para o que a Impossible Foods é capaz de realizar para oferecer alternativas de origem vegetal à alimentos animais – sem que se perca textura, aroma ou sabor em nada. Depois de levar o mercado um dos mais impressionantes hambúrgueres vegetais que parece à perfeição, possui o sabor idêntico ao tradicional e até mesmo “sangra” como um hambúrguer de carne mas sem utilizar nenhum ingrediente animal, o próximo passo da empresa é realizar a mesma missão impossível com o leite. Sim, a empresa anunciou recentemente estar trabalhando no desenvolvimento de um leite à base de vegetais mas que ofereça sabor, textura, odor e principalmente a mesma funcionalidade na cozinha de um leite de origem animal.

Hambúrguer de origem vegetal da marca © Impossible Foods

Existem, no mercado, diversos outros leites de origem vegetal, mas a ideia da Impossible Foods é oferecer justamente uma experiência impecável em comparação ao leite de vaca. Em demonstração realizada pelos cientistas da empresa, foi comprovado que o novo leite permitirá justamente a experiência um leite vegetal – que, por exemplo, se misture perfeitamente ao achocolatado e ao café, tanto no que diz respeito à textura quanto ao sabor, como também que funcione para receitas que precisem de leite entre seus ingredientes.

Teste demonstrativo da empresa com seu “leite impossível” © Impossible Foods

As ambições de Patrick O. Brown, CEO da Impossible Foods, não são de somente oferecer alternativas vegetais impecáveis para todos os alimentos de origem animal: sua ideia é que em um futuro próximo a indústria de carne e de tais alimentos – que o empresário chama de “a tecnologia mais destrutiva do mundo” – simplesmente não exista mais. A missão, portanto, é literalmente salvar o mundo dos efeitos da indústria agropecuária, como todas as consequências do aquecimento global. Pode parecer impossível, mas o nome da empresa não é esse por acaso: enquanto o mercado de laticínio reduz anualmente, o de produtos vegetais só cresce.

Teste realizado pela empresa ilustrando a capacidade do leite de se misturar com café © Impossible Foods/reprodução

Desde sua fundação, em 2011, a Impossible Foods já recebeu 1.5 bilhão de dólares em investimentos, e seus próximos passos incluem carne de peixe, filé e bacon de origem vegetal idênticos aos produtos animais. O leite da empresa ainda está em desenvolvimento e não há data confirmada para seu lançamento.

Publicidade

© fotos: créditos


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.


X
Próxima notícia Hypeness:
Economias do Futuro | parte #1 | Pensar modos inovadores de viver e conviver