Ciência

Lua de Júpiter, além da possibilidade de abrigar vida, pode brilhar no escuro

por: Redação Hypeness

Se no continente europeu e em todo o planeta Terra as coisas andam especialmente difíceis, na Europa de Júpiter as notícias são cada vez mais animadas e impressionantes.

Além de ser um dos pouco corpos em nosso sistema solar capaz de abrigar vida – pelo imenso oceano contido abaixo de sua camada de gelo – e de descobertas recentes que notaram vapor de água na superfície da Lua e que apontaram para a hipótese desse mar conter sal, novos estudos sugerem uma hipótese tão insólita quanto esteticamente impactante: talvez a lua Europa brilhe no escuro.

Criação artística da superfície gelada de Europa

A hipótese nasceu a partir de simulações em laboratório, através de um processo intitulado ‘Luminescência eletro-estimulada’, nas quais o gelo da lua irradiaria uma luz esverdeada, por conta da intensa radiação lançada pelo poderoso campo magnético de Júpiter sobre a superfície gelada de Europa.

“O brilho noturno do gelo ocorrendo em Europa pode ser realmente único, diferente de qualquer fenômeno em nosso sistema solar”, diz o estudo, publicado na revista científica Natural Astronomy.

Acima, o aparelho do experimento – com o brilho demonstrado abaixo

A ideia é que uma nova missão, ainda nessa década, seja enviada pela NASA para observar Europa em suas diversas possibilidades – incluindo seu brilho – e mapear as composições químicas da superfície da lua.

A missão pretende também medir a qualidade química do oceano abaixo da superfície gelada de Europa – dado fundamental para estabelecer o potencial de abrigar vida do local. Segundo pesquisas anteriores, é possível que o interior da lua de Júpiter seja cheio de água líquida, segundo informações levantadas pela Agência Espacial estadunidense na missão Galileu, ainda nos anos 1990.

Criação artística do brilho da lua de Júpiter

Publicidade

© fotos: NASA


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coronavírus: médico tem a solução para óculos não embaçarem ao usar máscara