Debate

Mariana Ferrer: advogado que expôs fotos sugere que jovem ‘mudou completamente perfil’

por: Redação Hypeness

O advogado Cláudio Gastão da Rosa Filho, que defendeu André de Camargo Aranha contra as acusações de estupro da influenciadora Mariana Ferrer, tentou se justificar em entrevista recente ao Estadão Conteúdo após vídeos da audiência mostrarem o advogado questionando o caráter da vítima, exibindo fotos e fazendo insinuações sobre a sexualidade e sensualidade de Mariana Ferrer.

– Jovem estuprada no Cafe de La Musique diz que abusador fez Instagram remover sua conta

Ex-advogado de Olavo de Carvalho e Sara Giromini afirma que agiu dentro dos limites da da lei em audiência que gerou revolta na internet

Durante a audiência, o membro da OAB catarinense exibiu fotos de Mariana e declarou que ela fazia “poses ginecológicas” com o “dedinho na boquinha”. O caso ganhou em repercussão novamente por conta do vazamento dos vídeos de audiência, que mostram Gastão Filho provocando o choro em Ferrer.

Ontem, publicamos aqui no Hypeness uma entrevista com as advogadas Maíra Pinheiro e Juliana Valente, que criticaram o tom inquistório da defesa: “O cenário traumático e revitimizador que pudemos perceber com o show de horrores da audiência da Mariana Ferrer é infelizmente costumeiro no sistema de justiça, por isso a subnotificação nesse tipo de crime é exorbitante no Brasil”, explica a advogada Juliana Valente.

Para Maíra, “uma das coisas que mais deixou horrorizada foi a inércia do defensor em não intervir nesse tipo de situação. E em segundo lugar, a negligência do juiz de permitir que aquela humilhação toda ocorresse e o máximo que ele foi capaz de fazer foi perguntar se ela queria tomar uma água. Pra mim o juiz que permite aquela atitude é tão vergonhoso quanto o advogado que tem aqueles comportamentos”.

Gastão Filho já advogou para figuras como a ativista de extrema direita Sara Giromini e para o astrólogo Olavo de Carvalho. Considerado um dos principais advogados de Santa Catarina, ele se tornou alvo de críticas pela postura na audiência do caso Mariana Ferrer.

Ao Estadão Conteúdo, o advogado afirmou que a exibição de fotos sensuais da vítima fazia parte do argumento de que ela teria criado um personagem para processar André e afirma que suas falas foram retiradas de contexto.

– Mariana Ferrer: CNJ cita ‘tortura psicológica’ e STF reage após afirmação de ‘estupro culposo’

“Os trechos distorcem o contexto. As audiências foram tensas e os embates entre defesa e Mariana foram constantes e longos. Dinâmicas entre a acusação e a defesa, especialmente em casos mais complexos, abrangem aspectos relacionados a hábitos, perfis, relacionamentos e posturas dos envolvidos. Minha indagação se referiu ao fato de ela ter mudado completamente o perfil de suas postagens após o início da denúncia infundada. Toda pessoa tem o direito de postar e tirar fotos como quiser e não deve ser julgada por isso. O ponto-chave é a mudança brusca de comportamento da Mariana para supostamente sustentar o estereótipo criado para a personagem que protagoniza o caso”, afirmou Gastão.

Em agosto, os advogados de Mariana Ferrer já haviam apontado que a defesa de André, comandada por Gastão, havia manipulado imagens da influenciadora e anexado ao processo. Em uma manipulação clara das fotos, a influenciadora aparecia de topless em uma imagem que mostrava Mariana originalmente de biquíni.

Entenda melhor o caso nesse artigo:

– Jovem estuprada no Cafe de la Musique expõe manipulação de fotos feita por defesa de acusado

Gastão ainda afirma que agiu dentro dos limites legais e ‘lamenta’ se ofendeu alguém. “As dinâmicas entre acusação e defesa muitas vezes seguem ritos acalorados. Em face ao vazamento seletivo de áudios, imagens e trechos de um processo em sigilo de Justiça. Lamento o mal-entendido caso alguém tenha se sentido ofendido. Tenho a convicção de ter atuado nos limites legais e profissionais, considerando-se a exaltação de ânimos que costuma ocorrer”, concluiu.

Publicidade

Fotos: Reprodução/OAB-SP


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Presidente da Argentina envia ao Congresso proposta para legalização do aborto: ‘Meu compromisso’