Debate

MDZhB: a misteriosa rádio soviética que segue emitindo sinais e ruídos há quase 50 anos

por: Vitor Paiva

Uma misteriosa estação de rádio segue ininterruptamente transmitindo somente ruídos estáticos interrompidos por sons robóticos há mais de quatro décadas. Conhecida como UVB-76 ou MDZhB, os sinais da rádio são transmitidos de dois diferentes pontos da Rússia, um em São Petersburgo, outro nos arredores de Moscou, operando em uma baixa frequência capaz de fazer suas ondas curtas viajarem longas distâncias, o que permite que praticamente qualquer pessoa do mundo possa ouvir a rádio simplesmente sintonizando-a na frequência de 4625 kHz.

© Pixabay

Investigações garantem que a rádio começou a operar em 1973, ainda na época da antiga União Soviética, e desde então segue, 24 horas por dia, 7 dias por semana, emitindo seus ruídos e sinais – muitos creem se tratar de uma reminiscência da Guerra Fria, que enviava códigos e informações a espiões soviéticos no resto do mundo.

Ninguém jamais admitiu até hoje a operação da MDZhB, mas de quando em quando uma voz humana – não se sabe se ao vivo ou gravada – falando frases supostamente desconexas em russo. Em 2013, a frase “Command 135 Issued” (Comando 135 emitido, em tradução livre) foi dita na frase – e os teóricos da conspiração de plantão garantiram se tratar de um aviso de preparo para o combate eminente.

Antigo transmissor de ondas curtas soviético © Wikimedia Commons

Abaixo, um momento em que uma mensagem de voz foi transmitida pela rádio em 2010:

A mais popular teoria sobre a MDZhB diz que se trata de uma rádio com emissão automatizada de sinais para o caso da então União Soviética e hoje Rússia sofrer um ataque nuclear: se a rádio deixar de emitir seu sinal é sinal de que o ataque aconteceu, e que o país então poderia começar sua retaliação. Outros afirmam simplesmente se tratar de um resto da Guerra Fria que algum grupo de aventureiros se apropriou e segue brincando com a imaginação do mundo.

© Pikist

A verdade, porém, é que ninguém sabe o que há por trás da misteriosa rádio soviética, e nem mesmo sua localização jamais foi confirmada. O fato é que ela segue emitindo seus sinais, fascinando amantes do rádio, teóricos conspiratórios, estudiosos da Guerra Fria ou simplesmente pessoas interessadas em histórias exóticas por todo o mundo, apesar de oferecer a mais tediosa programação da história das rádios – ou será um código secreto para anunciar uma guerra nuclear?

© Wikimedia Commons

No link abaixo, a rádio é transmitida ao vivo pelo Youtube.

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
‘Bridgerton’ abre debate sobre avó negra de rainha Elizabeth que Windsor prefere esconder