Ciência

Mercúrio, mais difícil de se observar entre 5 planetas, estará visível a partir desta madrugada

por: Redação Hypeness

Mercúrio é um planeta exótico. Com o tamanho um pouco maior do que o da Lua e uma velocidade incrível, ele é um dos astros mais difíceis de serem observados em nossa vizinhança no Sistema Solar. Porém, nessa semana, o companheiro – que você sempre ouviu falar que está retrógrado – poderá ser observado durante as manhãs no hemisfério sul.

– A Lua está perdendo o brilho e a culpa é da relação tóxica com a Terra; entenda

Rápido e pequeno, Mercúrio é raramente observável do planeta Terra. O tímido irmão do sistema solar será visível por pouco mais de meia-hora na madrugada dessa quarta-feira

Isso vai acontecer porque o planeta estará em um momento chamado de elongação. Na elongação, Mercúrio atinge o ponto mais distante do Sol, o que faz com que a dissipação da sua luz se reduza, sendo mais visível de outros pontos do espaço. Quando está mais próximo do centro de nosso sistema, a luz de Mercúrio se confunde com a do Sol e a visualização é complicada até para telescópios como o Hubble – que seria danificado caso apontasse suas lentes em direção ao pequeno planeta.

– Momento exato em que estrela é engolida por buraco negro é registrado por telescópios

Com 5,5% do tamanho da Terra, Mercúrio dá uma órbita inteira em 88 dias. Ou seja, a cada volta que o Planeta Terra dá no Sol, Mercúrio percorre quatro. A proximidade do Sol e seu tamanho ínfimo faz com que a visualização seja assim, difícil.

Agora, a partir dessa terça-feira, no horário entre 5h e 5h50 da manhã, você poderá ver Mercúrio como um pequeno pontinho brilhando na direção Leste. Como ainda estará escuro, basta se orientar olhando para onde o Sol costumeiramente nasce.

– Asteróide se aproxima da Terra pode ser ‘lixo’ de foguete antigo

Vale lembrar que a utilização de aplicativos como o Stellarium ou o Skywalk podem te ajudar a localizar o planeta mirim do Sistema Solar. Segundo mostram as medições, Mercúrio estará bem rente ao horizonte, então procure um lugar alto para melhor observação.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Bolívia registra transmissão em humanos de vírus com sintomas similares ao Ebola