Arte

‘Musou black’: uma das tintas mais escuras do mundo faz objetos desaparecerem

Redação Hypeness - 23/11/2020

A Koyo Orient Japan, uma empresa da indústria de equipamentos ópticos japonesa, se tornou a mais recente empresa a entrar na briga pela “tinta mais preta do mundo”. A companhia lançou a “Musou Black”, um pigmento de acrílico à base de água capaz de desviar 99,4% da luz. 

O preto absoluto: inventaram uma tinta tão escura que torna os objetos 2D

Um boneco do Batman pintado com a cor normal (dir.) e outro com a Musou Black (esq.).

A tinta é tão preta que o slogan do produto é “não se torne um ninja usando esta tinta”. Em uma publicação em seu blog oficial, a empresa explica que essa é a tinta acrílica mais escura do mundo, fabricada com a intenção de preencher uma lacuna no mercado do entretenimento, que precisa de tintas com reflexão de luz muito baixa para ser usada em aplicações 3D. 

Startup transforma poluição em tinta para canetas

A tinta ‘Musou Black’ provoca um efeito curioso de ilusão de ótica. Um objeto pintado por ela e colocado à frente de um fundo escuro quase que ‘desaparece’. Um frasco da tinta custa US$ 25 (cerca de R$ 136)  e o envio é feito a partir do Japão, o que pode aumentar os custos de frete. Também é importante chegar as regras de importação sobre tintas do país em que você vive antes de se aventurar a comprar uma. 

Conheça a tinta feita a partir de pigmentos vegetais que você pode até comer

Atualmente, a tinta mais escura do mundo foi desenvolvida no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge, nos EUA. A “Singularity Black” consegue absorver pelo menos 99,995% da luz direta. Em seguida estão a “Vantablack” (99,96%), lançada em 2016 e cujos direitos pertencem ao artista plástico Anish Kapoor, e a “Black 3.0”, criada por Stuart Semple e que absorve 99% da luz que recebe. 

Publicidade

Fotos: Koyo Orient Japan


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Brisa Flow canta em festival que promove culturas indígena e negra do Brasil