Tecnologia

Nasa mostra preocupação com colisão catastrófica entre constelação de satélites

por: Redação Hypeness

O envio de uma grande constelação de satélites ao espaço pela empresa AST & Science (AST) preocupa a Nasa. A Agência Espacial dos Estados Unidos declarou que, por serem gigantescos, o risco de uma possível colisão não só existe, como pode ser catastrófico.

Os satélites são do projeto ‘SpaceMobile’, que pretende lançar 243 satélites de grande porte para oferecer serviço de 4G — e, no futuro, 5G —, a partir de uma altitude de 720 quilômetros da superfície terrestre. A ação conta com recursos superiores a US $128 milhões – mais de 600 milhões de reais- , segundo dados de março. Figuram entre os investidores da iniciativa que bota medo na Nasa companhias milionárias como Samsung Next, Vodafone, Rakuten e Cisneros.

– Astrônomos encontram evidências de grande rio em Marte que correu há 3,7 bilhões de anos

Nasa diz que ação pode ser desastrosa 

A Nasa afirma, em carta enviada ao Federal Communication Commissions (FCC) ou Comissão Federal de Comunicações, que a ação pode ser desastrosa. Pois, diante do tamanho dos satélites, haveria riscos de milhares de colisões potenciais por ano. Já AST diz que está comprometida com a agência espacial para buscar caminhos de resolução dos eventuais problemas.

Este posicionamento da agência espacial se destaca pelo ineditismo, pois a Nasa tem evitado entrar em questões que envolvem empresas privadas. Existem diversas empresas lançando suas constelações de satélites, sendo a Starlink, de Elon Musk, a mais conhecida. As preocupações com o projeto ‘SpaceMobile’, porém, são referentes ao tamanho dos satélites da ATS, com 900 metros quadrados e a falta de experiência da companhia em construir algo tão robusto.

Para Samantha Fonder, engenheira que assina o documento, os dois fatores poderiam levar a falhas em 10% ou mais dos satélites, tornando-os incapazes de executar manobras para evitar colisões. O risco é “inaceitavelmente alto” de uma “colisão catastrófica”. “Para a constelação completa de 243 satélites, pode-se esperar 1.500 ações de mitigação por ano e talvez 15 mil atividades de planejamento”, explica

A informação é de que pela proximidade com outros satélites, como o A-Train – grupo de 10 equipamentos de observação da Terra operado pela Nasa e por parceiros, manobras próximas aos equipamentos da SpaceMobile seriam “extraordinariamente desgastantes”.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Black Friday: 5 eletrônicos para dar um up no seu home office