Nova espécie de macaco descoberta existe há pelo menos 1 milhão de anos

por: Redação Hypeness

O mais novo primata entre os macacos não é tão novo assim. Cientistas encontraram uma espécie até então desconhecida do Trachypithecus, conhecida como langur, mas descobriram que, na verdade, ela existe existe há pelo menos um milhão de anos.

25 fotos de novas espécies descobertas pelos cientistas em 2019

O Popa Langur em uma árvore na região central de Mianmar, próximo ao Monte Popa.

Chamado de Popa Langur, o animal habita o Sudeste Asiático e foi visto nas florestas de Mianmar. Ele recebeu este nome por conta de um vulcão localizado na região central do país que é considerado um monte sagrado. O Popa se difere de outras espécies já conhecidas por conta de sua pelagem diferente (cinza na maior parte do corpo e branca, na barriga e em volta dos olhos), pelo comprimento da cauda e pelas medidas do crânio.

Espécie de tartaruga tida como extinta há 17 anos é encontrada em templo hindu

Para determinar de que tipo de espécie esse exemplar se tratava, a equipe de cientistas envolvida no projeto recorreu a um langur preservado no Museu de História Natural de Londres. Graças a ele foi possível entender que o Popa langur era mesmo um langur.

Série de fotos mostra o adorável (e raro!) macaco laranja nascido na Austrália

A pelagem do animal é uma de suas principais características: cinza na maior parte do corpo e branca ao redor dos olhos e no torso/barriga.

A descoberta é empolgante, mas também preocupa. Isso porque os pesquisadores já perceberam que a espécie corre risco de extinção. Apenas 100 macacos do tipo são encontrados na região do Monte Popa e a estimativa é de que não haja muito mais do que 250 no mundo todo.

O Popa Iangur foi encontrado graças a um trabalho de pesquisa entre o Centro Alemão de Primatas (“Deutschen Primatenzentrum”, no alemão), a ONG Fauna & Flora Internacional e outros institutos de pesquisa. Juntos, eles pretendem encontrar soluções para que o animal seja preservado e tenha suas chances de extinção cada vez mais diminuídas.

Fotos: Fauna & Flora International/Thaung Win