Um hijab foi introduzido no uniforme oficial da Polícia da Nova Zelândia para incentivar mais mulheres muçulmanas a fazerem parte da instituição. Zeena Ali, oficial recruta, será a primeira membra da corporação neozelandesa a usar a vestimenta tradicional do islã durante o trabalho.
“É ótimo poder sair e mostrar o hijab do uniforme da Polícia da Nova Zelândia, porque pude participar do processo de design”, diz Ali, segundo o Instagram da corporação.
– Grupo de mulheres muçulmanas quebra tabus e dança hip-hop com véu e tudo
Ainda de acordo com a rede social da instituição, durante o treinamento da ala de Ali, a equipe da Royal New Zealand Police College organizou refeições halal (tradicionais islâmicas) e disponibilizou uma sala de oração para a oficial recruta.
Segundo informações da “BBC“, um porta-voz da polícia local disse que o objetivo da iniciativa é criar um serviço “inclusivo” capaz de refletir a “comunidade diversificada” da Nova Zelândia.
– A jovem que está mudando a percepção que o resto do mundo tem das mulheres muçulmanas
Em 2006, a Polícia Metropolitana de Londres, no Reino Unido, aprovou um hijab no uniforme, e, em 2016, a Polícia da Escócia também autorizou o uso da vestimenta tradicional para a religião islâmica por oficiais da instituição.
Já em 2004, a oficial Maha Sukkar da Polícia de Victoria, na Austrália, usou um hijab pela primeira vez como parte do uniforme no país.

Inspetor Raj Kohli, da polícia de Londres, na Inglaterra