No último dia 3 de novembro, cidadãos do estado do Oregon, nos Estados Unidos, aprovaram uma medida eleitoral que descriminaliza o porte de pequenas quantidades de drogas mais pesadas como heroína, metanfetaminas e cocaína.
Segundo informações do Hill, a medida recebeu quase 60% dos votos totais e defende uma multa de, no máximo, US$ 100 (cerca de R$ 548) para a posse de uma quantidade “não comercial” de uma série de drogas, que varia de acordo com o tipo de substância.
– Antes e depois: histórias inspiradoras de quem venceu a luta contra as drogas
Segundo a medida, os infratores também podem optar por se submeter a uma avaliação de saúde para dependência química ao invés de pagar a multa. A legislação também cria centros de recuperação gratuita de dependência, financiados pela receita tributária das vendas de maconha no varejo.
– Governo ‘duvida’ de resultado e censura estudo da Fiocruz sobre uso de drogas
A vitória dos defensores da Medida 110 não foi a única alcançada nas eleições estadunidenses. Em Nova Jersey e no Arizona, por exemplo, os eleitores passaram a legalizar o uso recreativo da maconha, enquanto em Washington, D.C., uma medida que descriminaliza os cogumelos alucinógenos também foi aprovada.

A aprovação da Medida 110 fez do Oregon o primeiro estado estadunidense a descriminalizar o porte de drogas