Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O perfil da NASA no Twitter publicou no último dia 30 de agosto uma imagem que mostra o rastro de uma estrela que explodiu em supernova entre 10 mil a 20 mil anos atrás.
Como um véu laranja cobrindo uma imensidão no espaço – que, visto e registrado pelo Telescópio Espacial Hubble, parece um tecido ou uma fumaça elegante e discreta – a imagem mostra o efeito remanescente de uma estrela morta ao norte da constelação de Cygnus (ou Cisne, em português) como uma onda advinda da explosão, localizada a 2.400 anos-luz de distância.
O “véu” laranja da supernova registrada pelo Hubble © NASA
Segundo publicação no site da Agência Espacial estadunidense, apesar de parecer como “um véu delicado e leve atravessando o céu”, a supernova original se deu a partir de uma estrela 20 vezes maior que o Sol, que desde então se expandiu 60 anos-luz de seu centro – e segue expandindo, a cerca de 354 quilômetros por segundo. A área que o “véu” da supernova compreende é equivalente a 36 vezes a dimensão da Lua – para se ter uma ideia, vale lembrar que a Terra é cerca de quatro vezes maior que a Lua.
O telescópio Hubble © NASA
“A interação entre o material ejetado e o material interestelar de baixa densidade varrido pela onda da explosão forma a estrutura singular e semelhante a um véu que vemos na imagem”, diz a publicação da NASA em seu site. Seguir aos perfis da Agência Especial em qualquer rede social é como receber em primeira mão as notícias mais espetaculares, grandiosas, belas e impactantes de todo o universo – literalmente.
Appearing like a delicate veil draped across the sky, this @NASAHubble image reminds us of the power of imagination. What does it look like to you?
In reality, it's part of a supernova blast wave in the constellation Cygnus, ~2,400 light-years away: https://t.co/R81y1rR1tS pic.twitter.com/2eyktwoZEo— NASA (@NASA) August 30, 2020
Publicidade
Sempre que o Ministério da Saúde divulga o total de óbitos e casos confirmados em 24 horas, surge alguém falando...
No dia de hoje, o 'Plano São Paulo' de reabertura da quarentena, foi implementado em diversas cidades do estado de...
A bactéria mais resistente do mundo tem seu lugar no Guinness Book, o livro dos recordes. Chamada Deinococcus...
Cientistas da Universidade Yamagata, no Japão, com auxílio da tecnologia da IBM descobriram 143 novos geoglifos...
Ao contrário do que é amplamente difundido, a laranja não é a fruta rainha quando o assunto é vitamina C. Na...
A professora Aline Lopes enfrentou 24 horas de dor e agonia para conseguir retirar uma barata que havia entrado em seu...
Um animal de 18 mil anos descoberto congelado na camada de permafrost do solo na região de Yakutsk, na Sibéria –...
Cientistas da Universidade do Arkansas - nos Estados Unidos, desenvolveram um laser que consegue destruir células...
Diante da campanha “Agro: a indústria da riqueza do Brasil”, exibida pela Rede Globo a fim de tentar modernizar a...