Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Conhecido como Kākāpō, o papagaio mais pesado do mundo foi eleito a ave do ano na Nova Zelândia, em 2020. Resgatada da beira da extinção, a espécie é o primeiro animal a vencer o título duas vezes, com a primeira vitória documentada em 2008.
Incapaz de voar e popular por se esconder durante o dia, os Kākāpō costumam ser verdes e têm vida longa quando comparados a outras espécies de papagaios.
Segundo informações do “Guardian“, a população da ave — que pode pesar de 900 gramas a 4 quilos — aumentou de 50, na década de 1990, para 213, agora, após grandes esforços de conservação.
– Cidade de São Paulo reúne mais espécies de aves que países como Chile e Portugal
Eleito ave do ano em 2008, o papagaio Kākāpō voltou a receber o título em 2020
Apelidado de “poderoso frango musgo”, o Kākāpō sobrevive atualmente apenas em ilhas livres de predadores. “As coisas que tornam o Kākāpō único também os tornam vulneráveis a ameaças”, explica Laura Keown, porta-voz da competição.
“São criadores lentos, constroem ninho no chão e têm como principal defesa a imitação de um arbusto”, continua. “Essas qualidades funcionaram muito bem na ilha dos pássaros em que o Kākāpō se desenvolveu, mas não enganam os predadores introduzidos, como furões, ratos e gatos.”
– Sob o efeito de opióides, papagaios atacam fazendas na Índia; entenda
Para os organizadores, a competição aumentou a consciência ambiental em comparação há 15 anos, quando o evento começou. “É definitivamente parte de uma mudança no pensamento sobre as necessidades do meio ambiente e das espécies nativas da Nova Zelândia.”
O Kākāpō concorreu ao prêmio de ave do ano junto ao albatroz antípoda, que sofre com consequências da ação humana e acaba muitas vezes capturado em redes de pesca. Contudo, o papagaio acabou levando a maioria dos 55 mil votos da edição de 2020 da competição.
Publicidade
Imagens capturadas por satélite e divulgadas recentemente pela NASA revelaram o quadro emergencial no qual se encontra...
Talvez você possa estar mal de vida atualmente. Pode ser que a tal da crise já tenha até batido aí na sua porta....
Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de...
A cada descarga de seis segundos que você dá, cerca de 14 litros de água limpa são desperdiçados. Em tempos de...
Empatia. Essa é a palavra que define o foco de meu trabalho. O objetivo é tentar despertar a capacidade das pessoas...
O projeto Faces & Sustentabilidade surgiu em São Paulo com o intuito de conectar processos interdisciplinares e...
Cerca de 71% da superfície da Terra é composta por água, no entanto, apenas 1% desta água é doce e acessível....
O Estado de Minas Gerais possui, pelo menos, 383 espécies de plantas medicinais. Para que todos pudessem conhecê-las,...
Você provavelmente já conhece o Projeto Tamar, uma iniciativa que busca a preservação das tartarugas-marinhas...