Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A cidade de São Paulo, que até aqui se encontra em uma fase mais branda quanto às restrições da pandemia coronavírus, (Covid-19) poderá retroceder para o nível amarelo ainda nesta segunda-feira (30). Informações da Folha de São Paulo dão conta de que o anúncio será feito pelo Governador João Doria um dia após a eleição de Bruno Covas, também do PSDB na prefeitura da capital paulista.
Hoje, a capital paulista, bem como regiões de Campinas, Sorocaba e Baixada Santista encontra-se na fase 4 verde, que autoriza o funcionamento normal de bares, restaurantes e lojas. Outra parcela grande do estado está na fase 3, a amarela. Todavia, o regresso a fases anteriores não deve ocorrer em todo o estado, segundo afirmou recentemente João Gabbardo, coordenador-executivo do centro de contingência.
Governo de SP esperou vitória na eleição para anunciar mudança de fase
Mesmo com o alerta de especialistas para a expansão preocupante de casos de covid-19 em São Paulo, os governos do Estado e do município, todavia, resistiram a uma reanálise imediata da situação paulistana, apesar da crescente ocupação em hospitais privados de referência de leitos destinados a pacientes com o novo coronavírus.
– Crivella quer censurar HQ dos Vingadores para ‘proteger as crianças’
Hospitais como Albert Einstein e Sírio-Libanês foram alguns dos que tiveram aumento recente nos casos de covid-19, acendendo um alerta entre médicos em um momento em que as medidas de prevenção contra a doença, como distanciamento social, evitar aglomerações e usar máscaras vêm sendo continuamente desrespeitadas. A alta de internações no Einstein levou à priorização de pacientes de São Paulo e à transferência de procedimentos menos complexos a outras unidades do grupo.
Em São Paulo, na campanha, os próprios candidatos a prefeito causaram e participaram de aglomerações. O candidato Boulos (PSOL), foi diagnosticado com o novo coronavírus na última semana de campanha, após um período de intensificação de contatos com pessoas nas ruas. Covas teve a doença anteriormente, mas passou sem grandes problemas.
– Coronavírus cresce 250% entre Yanomami e pesquisadores falam em descontrole
Eleito prefeito de São Paulo, Bruno Covas repetiu continuamente, nas semanas seguintes ao primeiro turno, que a situação era estável toda vez que era questionado por jornalistas e até por Boulos sobre o agravamento da pandemia na capital paulista. “Há uma estabilidade da pandemia na cidade de São Paulo”, ressaltou no sábado (28) enquanto condenava a desconfiança em relação aos dados da vigilância sanitária.
O governador João Doria
“A gente teve um aumento na quantidade de internações, mas há estabilidade em relação ao número de casos e óbitos. Desacreditar a vigilância sanitária é como desacreditar os dados do Inpe que apontam aumentos de queimada no Brasil. Esse tipo de ação é que partidariza e politiza um trabalho feito pelos técnicos da prefeitura”, se defendeu.
– SC: UTI para tratar coronavírus atinge 100% de lotação em maior alta em 8 meses de pandemia
Na contramão de Covas, dados mostrados pelo projeto InfoGripe, da Fiocruz – que acompanha os casos de Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave) no país -, mostra que São Paulo capital está com tendência moderada de aumento de casos da síndrome. A síndrome é associada aos sintomas como tosse e falta de ar e pode ser causada por diversos motivos, inclusive vírus respiratórios como o Sars-CoV-2. Por isso, pode servir como indicativo das tendências da atual pandemia no país.
O aumento das notificações de Srag ocorre em pelo menos 12 capitais, com tendências de crescimento de casos forte ou moderada, e em 21 das 27 unidades federativas, conforme a informa a Folha de São Paulo. Dados da Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo dão conta de que as internações do sábado (28) são quase 20% superiores às de 28 dias atrás.
– USP desenvolve rodo com radiação que mata vírus no chão de hospitais
Ainda segundo a Folha, pacientes internados em leitos de UTI chegaram, neste sábado, a cerca de 2.463 (média móvel de 7 dias). Trata-se do maior valor em pelo menos dois meses (outubro e novembro). Também vem crescendo a ocupação proporcional dos leitos de UTI na Grande São Paulo, onde a taxa chegou a 58%.
Governador João Doria, em vídeo de 13 de novembro, classificando como fake news endurecimento do combate à pandemia:
Meu repúdio a mais uma Fake News. Não vamos fechar o comércio ou endurecer as medidas de combate à pandemia após as eleições. Mais um absurdo que estão inventando. pic.twitter.com/hf7HdNPu8p
— João Doria (@jdoriajr) November 13, 2020
O Plano SP de restrição de atividades para controle da pandemia constituiu que a propagação da doença deve ser medida a partir de três indicadores: número de novos casos, número de novas internações (fator com maior peso na análise) e óbitos.
– Coronavírus: mulheres e universitárias, elas precisaram de 48h para sequenciar o Covid-19
“O número de novas internações reflete com maior precisão a incidência da doença na população avaliada”, afirma o anexo do decreto 64.994, de 28 de maio de 2020. “Esses três indicadores demonstram o intervalo epidêmico experimentado pela área, dando a medida da evolução da doença regionalmente”.
Baseado nisso, o decreto afirma que a situação deve ser analisada semanalmente e ter “monitoramento constante”. O próprio anexo, porém, afirma que um quadro mais grave não necessariamente resultará na passagem de uma fase mais branda para outras mais rigorosas, “pois a capacidade hospitalar poderá estar apta a absorver o impacto”.
Já segundo matéria da CNN, a decisão deverá ser anunciada em coletiva de imprensa ainda nesta segunda-feira (30). Todo o estado de São Paulo, diz o canal, vai regredir para a fase amarela do plano de abertura da economia. A decisão foi tomada pelo governador João Doria por conta do crescimento do número de pessoas que contraíram o novo coronavírus.
Até agora, 6 das 17 regiões do estado estão na fase verde do Plano SP. As medidas restritivas vão focar em bares, restaurantes e cinemas. Considerando os atuais critérios do governo, na fase amarela salões de beleza, bares, restaurantes, academias, parques e atividades culturais (com público sentado) podem continuar abertos, mas com restrições — há, porém, a possibilidade de abrandamento das restrições.
– Pesquisadores brasileiros criam ‘filtro de ar’ que elimina coronavírus de hospitais
Esses estabelecimentos comerciais, incluindo comércio de rua, shoppings centers, academias e prestadores de serviço poderão funcionar por 10 horas (na fase verde, eram 12 horas). Outro setor que pode ser impacto é do das atividades culturais, que só são autorizados pelo governo a partir da fase verde. Caso não haja uma mudança nos critérios, teatros, museus, bibliotecas e cinemas podem ser forçados a interromperem suas atividades.
– ‘Infodemia’ e Covid-19: fluxo de informações e saúde mental em tempos de pandemia
A regressão somente nas regiões mais críticas foi cogitada pelo centro de contigência para a Covid-19, porém o entendimento mudou. Está prevista até a manhã de terça uma reunião com prefeitos das regiões consideradas mais críticas, são elas o ABC Paulista, Baixada Santista e Sorocaba.
Veja as atuais restrições da Fase Amarela:
Shopping centers, galerias e estabelecimentos similares
Comércio, serviços, salões de beleza e barbearias:
Consumo local (bares, restaurantes e similares):
Academias esportivas e centros de ginástica:
Eventos, convenções e atividades culturais:
Publicidade
Lucas Penteado tem sido um dos principais alvos de atenção da internet e do 'Big Brother Brasil 21'. O jovem slammer,...
A NRK, uma emissora pública de televisão e rádio da Noruega, resolveu implantar uma espécie de quiz para que seus...
No aniversário de 12 anos da Lei Maria da Penha, a Magazine Luiza entrou na luta para que as pessoas ‘metam sim a...
A grande maioria das competições esportivas foram canceladas devido à pandemia de coronavírus. NBA, NFL, e até...
Os padrões raciais desiguais se estabelecem e se disseminam não só nos grandes e evidentes momentos de racismo, mas...
Se você é um defensor do meio ambiente e mora no Brasil vai precisar reforçar a segurança. O país sul-americano é...
A desigualdade é um dos grandes entraves do desenvolvimento social ao redor do mundo. A concentração de muito...
Uma cabeça humana foi encontrada no bairro Roçado, em São José, na Grande Florianópolis (SC). Segundo...
Religião é um assunto de adulto. Seja qual for a sua, ou se você não tem nem quer ter nenhuma, parece no mínimo...