Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Espécie de Frankestein dentre os animais, o ornitorrinco coleciona motivos para intrigar os cientistas há séculos, feito fosse um ser formado a partir de partes diversas de outros bichos. Trata-se, afinal, de um mamífero mas que bota ovos, cujo a fêmea não possui mamas mas o leite é sorvido diretamente dos poros da pele e dos sulcos abdominais, que possui bico de pato, dentes de ave na juventude – os adultos perdem os dentes – e uma calda parecida com a de um castor, com hábitos noturnos, membranas entre os dedos para melhor nadar, e ainda uma espécie de esporão venenoso nas patas dos machos. Pois uma nova descoberta oferece novas luzes e cores para as características desse louco animal: aparentemente o ornitorrinco brilha florescente quando exposto à luz ultravioleta.
© Wikimedia Commons
A descoberta é parte de um estudo recente, publicado na revista científica Mammalia, se deu quando o pesquisador Jonathan Martin iluminou com luz UV um esquilo-voador em seu jardim, e percebeu que o animal emitia uma coloração cor-de-rosa. Martin então repetiu a experiência no museu Chicago Fields com os ornitorrincos do acervo, para descobrir que a penugem marrom do animal é florescente nas mais incríveis tonalidades de verde, roxo e laranja quando exposto aos raios ultravioletas.
Outro estudo confirma que o animal possui uma substância florescente em seus folículos capilares, mas ainda não se sabe o motivo.
Diante da pesquisa, biólogos lembraram que nem sempre elementos florescentes possuem propósitos ou sentidos especiais – e que tartarugas marinhas e corais, por exemplo, também apresentam tais cores radiantes. Seja qual for o motivo, o fato é que essa é mais uma das tantas inacreditáveis e díspares características que “formam” esse curioso animal: não é por acaso que quando o primeiro exemplar empalhado do ornitorrinco foi levado da Austrália para a Inglaterra, a comunidade científica pensou se tratar de um embuste – uma mentira, um truque, um golpe para enganar desavisados.
Publicidade
O “Homem de Tollund” é como é conhecido um dos mais bem preservados corpos mumificados já encontrados, de um...
Se quando pensávamos em um deserto costumávamos vislumbrar regiões da África ou do Oriente Médio, as queimadas, o...
A ciência já indicou que é possível melhorar nossa memória com yoga, um pouco de café e mais tempo ao ar livre....
As nuvens possuem uma função muito maior do que fazerem chover ou embelezarem o céu para nosso deleite, e em breve...
O camarão mantis ou camarão-louva-deus-palhaço (sério!) é um dos animais com um dos mais fortes socos de todo o...
Há cerca de 70 milhões de anos, quando os dinossauros caminhavam sobre a Terra, quem reinava pelo território onde...
Pesquisadores da Universidade de São Paulo descobriram, em parceria com o Museu de Paleontologia de Monte Alto, uma...
100 milhões de anos. Isso mesmo: 100 milhões é a “idade” do âmbar onde foi encontrado o pólen e uma abelha...
E se o maior astrônomo da prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, dissesse que extraterrestres...