Sustentabilidade

Plástico para alimentos feito com algas é criação da América do Sul

por: Redação Hypeness

A designer chilena Margarita Talep criou uma alternativa sustentável para substituir o plástico comum em embalagens de alimentos. A sul-americana está desenvolvendo um material biodegradável feito à base de algas, água e um tipo de polímero. 

Conheça a marca de roupas 100% biodegradável

Plástico biodegradável criado pela designer chilena é feito a base de algas.

De acordo com Margarita, o material é de rápida decomposição se comparado ao plástico comum. Ele leva de dois a três meses para se desintegrar em ambientes quentes e de três a quatro meses em climas mais frios. 

Atualmente, apenas 9% de todo o plástico que produzimos e consumimos no mundo foi reciclado, 12% foi incinerado e a grande maioria, 79%, acabou em aterros sanitários ou no meio ambiente. 80% dos resíduos que encontramos no mar provêm da terra, enquanto os restantes 20% provêm da atividade marítima”, alerta a designer, em seu site. 

15 imagens que vão fazer você repensar (mesmo) o uso do plástico

Algas vermelhas são utilizadas para compor a mistura do plástico sustentável.

Para elaborar o plástico biodegradável, foi preciso ferver algas vermelhas para retirar uma substância específica. A partir daí, acrescenta-se água e corantes naturais. As medidas podem variar de acordo com a textura, flexibilidade e cor que se deseja atribuir ao produto final. Com a mistura pronta, é preciso aquecê-la a 80ºC e depois resfriá-la em um molde. 

A iniciativa da designer faz parte de um projeto pessoal chamado Desintegra.me. Com ele, a designer pretende encontrar alternativas hidrossolúveis para serem utilizadas no lugar do plástico comum. 

Inventaram uma cápsula de café biodegradável que pode ser compostada

Este projeto existe na perspectiva do desenho industrial com a intenção de criar um novo material, aprofundando-se em todas as variáveis ​​que nos permitirão estudar e compreender como ele funciona para, no futuro, investirmos em seu desenvolvimento em larga escala”, conclui. 

Processo envolve aquecimento e resfriamento da mistura de algas, água e um polímero.

 

Publicidade

Fotos: Margarita Talep/Desintegra.me


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ipê tem sobrevivência ameaçada após canetada do governo Bolsonaro; entenda