Toda vez que a ciência tenta aplicar seus métodos para determinar nossas preferências pessoais – e, ainda mais, a respeito dos efeitos de obras de arte sobre nosso emocional – ela costuma encontrar resultados tão frios quanto distantes de nossos corações e mentes. Mas o neurocientista holandês Dr. Jacob Jolij decidiu também tentar – e calcular elementos comuns em canções ditas alegres, para assim conseguir medir quais seriam as músicas mais felizes de acordo com a ciência.
A banda ABBA
Desde o princípio da pesquisa o neurocientista deixou clara a inexatidão de tais medidas, e o quanto o sentimento de alegria provocado por uma música é “altamente pessoal e fortemente dependente de contextos sociais e associações pessoais”. Seu trabalho, portanto, foi o de tentar encontrar elementos gerais e comuns capazes de ao menos sugerir que essa ou aquela canção costumam trazer felicidade ao ouvinte.
Cyndi Lauper
Para determinar seu caminho científico, Dr. Jolij analisou o ritmo, a velocidade da batida ou o tempo das músicas, a tonalidade e até mesmo as letras – e reuniu o resultado em uma playlist com clássicos de artistas e estilos diversos: supostamente as canções mais “felizes” do mundo.
Freddie Mercury, vocalista do Queen
A primeira medida determinada pela pesquisa é mais evidente para músicos: as canções em tom maior são vistas como mais alegres do que canções em tonalidade menor. Ainda segundo a pesquisa, músicas com 140 a 150 bpms costumam ser recebidas como músicas “felizes”. Sobre as letras, a pesquisa concluiu que músicas sem maior sentido ou que falem de eventos positivos – como diversão, festa, amor, dançar – são também mais percebidas dentro de tal categoria.
A cantora Gloria Gaynor
Diferentemente do esperado, a conclusão dessa pesquisa específica não foi de se jogar fora – e resultou não só em um artigo, mas em uma playlist animada e de fato boa de se ouvir, capaz de elevar o espírito de um dia cinza, como pode se ver abaixo. Curiosamente – e um tanto injustamente – a canção “Happy”, do cantor estadunidense Pharrell Williams, não foi incluída na lista.
“Don’t Stop Me Now” (Queen) – 1978
“Dancing Queen” (Abba) – 1976
“Good Vibrations” (The Beach Boys) – 1966
“Uptown Girl” (Billy Joel) – 1983
“Eye of The Tiger”(Survivor) – 1982
“I’m a Believer” (The Monkees) – 1966
“Girls Just Wanna Have Fun” (Cyndi Lauper) – 1983
“Living on a Prayer” (Bon Jovi) – 1986
“I Will Survive” (Gloria Gaynor) – 1978
“Walking on a Sunshine” (Katrina & The Waves) – 1985
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.